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05/08/2022 Undime

Escolas recebem Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue ‘Cruzando Fronteiras’

Escolas do Brasil, da Argentina e do Uruguai recebem premiação da OEI por promoverem a interculturalidade e o ensino bilíngue. Honraria aconteceu durante seminário no MEC

 (Foto: Luis Fortes/MEC)

 

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), em parceria com o Ministério da Educação, promoveu evento para discutir temas fundamentais para a compreensão da questão intercultural e do ensino bilíngue nas escolas públicas brasileiras e nas escolas dos países que fazem fronteira com o Brasil. O Seminário híbrido sobre Interculturalidade e Bilinguismo, aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, em Brasília (DF).

Além da realização do seminário, no auditório do Ministério da Educação, a OEI realiza a cerimônia do Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue ‘Cruzando Fronteiras’. A honraria visa reconhecer experiências educacionais de interculturalidade e bilinguismo nas escolas da rede pública de educação básica formal (englobando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio) e instituições de educação profissional técnica de nível médio.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, da OEI, do Instituto Camões de Portugal, do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O seminário, destinado a diretores, coordenadores, professores, pedagogos de escolas públicas e privadas do Brasil e dos países fronteiriços, estava estruturado em painéis temáticos que contavam com a participação de especialistas de diversas instituições. Os temas em debate foram: Estado da arte da interculturalidade e do bilinguismo - compreendendo os conceitos e o contexto em que se dá no Brasil e suas implicações; Interculturalidade e bilinguismo na sala de aula - currículo de formação de professores; As experiências das escolas participantes do Prêmio Cruzando Fronteiras.

O seminário foi realizado no formato híbrido, com transmissão pelo YouTube da OEI Brasil, e contou com tradução simultânea para o espanhol e o português, além de intérpretes de Libras.

Prêmio ‘Cruzando Fronteiras’

O Prêmio, que está na sua primeira edição, consiste na seleção e na premiação de experiências educacionais de interculturalidade e bilinguismo relacionadas à gestão, ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e à produção de material didático, enquanto elementos fundamentais que marcam o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. A ação é voltada, ainda, ao desenvolvimento de ações coordenadas no campo da educação e cultura para promoção das línguas portuguesa e espanhola.

Foram selecionadas sete escolas do Brasil, da Argentina e do Uruguai para o recebimento do certificado de premiação. Nesta edição, será distribuído um total de R$ 100 mil em prêmios para incentivar o projeto de bilinguismo dessas redes de ensino.

Formação continuada de professores

A OEI também vai apoiar as escolas participantes do prêmio ofertando formação continuada aos professores em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que irá trabalhar temas relevantes para o trabalho pedagógico relacionados à interculturalidade e o bilinguismo.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/redes-educacionais-sao-agraciadas-com-premio-ibero-americano-de-educacao-intercultural-bilingue-2018cruzando-fronteiras2019 


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