Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Destaque > Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove minicursos em setembro

Todas as notícias Categorias

04/09/2023 Undime

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove minicursos em setembro

Atividades fazem parte do ciclo de minicursos “Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica”

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo (USP), organiza o ciclo de minicurso “Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica” para o mês de setembro de 2023. No dia 12 de setembro, às 19h, será realizado o encontro com o tema “Alunos(as) dos Anos Finais da Escola Fundamental”, com Bernardete Gatti e Lino de Macedo como expositores. Eles vão refletir sobre as características cognitivas, afetivas e sociais dos alunos e alunas que frequentam a Escola Fundamental - Anos Finais, segundo Jean Piaget e Erik Erikson, e sobre a problemática educacional dos estudantes nesta fase escolar.

Já no dia 26 de setembro, também às 19h, será realizado o debate “Ideias sobre a Formação Docente em Matemática e Tecnologias”, com a participação de  Nilson José Machado e Júlio Stern. Eles apresentarão concepções de Matemática e ações docentes explorando sumariamente as ideias de Bit, Infon, Chunk, Programa, Problema, Projeto, Algoritmo, Contradição, Dilema, Sistema Formal e Narrativas, assim como as ideias fundamentais e o transbordamento da Matemática para outras disciplinas.

Serão concedidos atestados de participação para cada minicurso. Os interessados deverão, para tanto, preencher um formulário enviado durante a transmissão.  Leia aqui o guia de orientações.

Os interessados poderão acompanhar os minicursos ao vivo pela transmissão no Canal da Cátedra no YouTube: https://www.youtube.com/catedradeeducacaobasica.


Parceria institucional