Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime RN elege nova diretoria para o biênio 2021-2023 em seu 18º Fórum Ordinário

Todas as notícias Categorias

03/03/2021 Undime

Undime RN elege nova diretoria para o biênio 2021-2023 em seu 18º Fórum Ordinário

Além da eleição, o evento realizado de 2 a 4 de março, debate gestão e planejamento na educação pública municipal

De 2 a 4 de março, a Undime do Rio Grande do Norte realiza o 18º Fórum Ordinário. O evento, que em decorrência da pandemia está acontecendo online, trouxe nesta edição o tema “Gestão e planejamento na Educação Pública Municipal (2021/2024)”, com o intuito de propor a reflexão sobre questões administrativas da Educação básica.

O primeiro dia do encontro, voltado para os dirigentes municipais de educação e as equipes técnicas, contou com a participação do então presidente da Undime/ RN, Alexandre Soares Dirigente Municipal de Educação (DME) de Monte Alegre/ RN; da Governadora do Estado, Fátima Bezerra; do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/ SP; da Secretária Adjunta de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer, Márcia Gurgel; Sirleyde Dias, Presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Norte e Fábio Santos, representante da Federação dos Municípios de RN. 

A abertura do Fórum foi marcada por uma fala do então presidente estadual, Alexandre Soares, que destacou a importância do evento para a educação. “O Fórum tende a colocar um pouco de luz nos grandes problemas que todos nós, dirigentes, estamos enfrentando atualmente”, explica.

Em seguida, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, deu informações a respeito da plataforma Conviva, que traz ferramentas de gestão, mecanismos de informações e instrumentos para que os dirigentes possam fazer um trabalho eficiente e consigam resultados positivos para a qualidade da educação, além de dar destaque à publicação das edições de 2021 do “Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação”, “Agenda dos Cem Primeiros Dias” e o folheto "Excelência a Gestão da Educação Municipal”, produzidos pela Undime como forma de orientar o Dirigente Municipal de Educação que assumiu a gestão da educação nos municípios.

Ainda na abertura do Fórum, a governadora do estado, Fátima Bezerra, lamentou os impactos da atual situação para educação e estudantes brasileiros, mas deixou claro a importância de se dizer que o ano letivo não foi perdido. “ É importante que se diga que ano letivo não foi perdido, isso seria uma injustiça com os gestores, tanto a nível estadual, quanto a nível municipal. Sou testemunha da dedicação, do papel incansável para mitigar os impactos dessa pandemia no campo da educação, que, sem dúvida nenhuma, é uma das áreas mais afetadas”.

A governadora finalizou comentando sobre a importância dos profissionais de educação serem incluídos como prioridade no plano de vacinação: “Temos que antecipar a vacinação destes profissionais considerado o caráter estruturante que tem a educação para todo e qualquer país que se pretende ser civilizado, inclusive, com geração de emprego com cidadania e dignidade para o nosso povo”, concluiu.

 

Nova gestão

Com o intuito de auxiliar na organização e gestão da educação do município, no sentido de orientar professores, dirigentes e gestores, a Undime do Rio Grande do Norte elegeu a chapa “Junto Somos Mais Fortes”, representada pela presidente eleita Joária de Araújo Vieira, Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/ RN e pelo vice-presidente Alexandre Soares Gomes, DME de Monte Alegre. 

Além da diretoria executiva, eleita em chapa única, na ocasião, também foram escolhidas as coordenações de polo, delegados e delegadas, bem como membros do Conselho Nacional de Representantes da seccional. 

Nesta quinta-feira, 4 de março, os participantes do Fórum acompanharão debates sobre o Conviva Educação, ambiente virtual de ampliação e suporte para Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias; sobre o desafio curricular 20/21 e adequação do ensino híbrido na prática;  papel do Ministério Público no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia; e por fim uma discussão sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) nos municípios potiguares: desafios e perspectivas. 

Confira a programação, clicando aqui.

A transmissão completa está disponível no canal de Youtube da Undime/ RN.

 

Fonte: Undime
Fotos: Undime/ RN


Parceria institucional