15/08/2012 Undime
Nota dos anos iniciais do Ensino Fundamental foi 5. Objetivo era 4,6
Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no País. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o País ficou ?na média?. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do Ensino Fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta - a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do Ensino Médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os resultados precisam ser comemorados. O ministro citou três fatores como explicação para a melhoria do Ideb nos anos iniciais. O primeiro seria o Ensino Fundamental de nove anos, modelo que começou a ser implantado em 2007. Os outros seriam o aumento dos investimentos em educação e das matrículas na Educação Infantil. ?Outro fator importante é o fortalecimento da cultura da avaliação. Quando você mede e estabelece metas o sistema se move, você estabelece uma perspectiva de melhora e uma ambição de futuro?, disse.
Na lista dos municípios com melhor desempenho no Ideb, as pequenas cidades lideram o ranking. De acordo com os dados do MEC, dos dez municípios com maior nota no Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental, todos têm até 20 mil habitantes. Considerando somente o resultado da rede pública, as primeiras capitais aparecem depois da posição 800 na lista dos 5.227 municípios que tiveram o Ideb calculado em 2011. No caso, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná, com 5,8 pontos na fase inicial do Ensino Fundamental.
ÍNDICE
O Ideb, criado em 2005, é calculado com base na taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. A partir dessas informações são atribuídas notas para cada escola pública do país, rede de ensino, município e estado, além de uma média nacional. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.
Autor: Folha de Pernambuco
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/08/15_08_2012/0013.htmlNota dos anos iniciais do Ensino Fundamental foi 5. Objetivo era 4,6 Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no País. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o País ficou ?na média?. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do Ensino Fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta - a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do Ensino Médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os resultados precisam ser comemorados. O ministro citou três fatores como explicação para a melhoria do Ideb nos anos iniciais. O primeiro seria o Ensino Fundamental de nove anos, modelo que começou a ser implantado em 2007. Os outros seriam o aumento dos investimentos em educação e das matrículas na Educação Infantil. ?Outro fator importante é o fortalecimento da cultura da avaliação. Quando você mede e estabelece metas o sistema se move, você estabelece uma perspectiva de melhora e uma ambição de futuro?, disse. Na lista dos municípios com melhor desempenho no Ideb, as pequenas cidades lideram o ranking. De acordo com os dados do MEC, dos dez municípios com maior nota no Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental, todos têm até 20 mil habitantes. Considerando somente o resultado da rede pública, as primeiras capitais aparecem depois da posição 800 na lista dos 5.227 municípios que tiveram o Ideb calculado em 2011. No caso, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná, com 5,8 pontos na fase inicial do Ensino Fundamental. ÍNDICE O Ideb, criado em 2005, é calculado com base na taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. A partir dessas informações são atribuídas notas para cada escola pública do país, rede de ensino, município e estado, além de uma média nacional. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos. Autor: Folha de Pernambuco http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/08/15_08_2012/0013.html