15/08/2012 Undime
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, atribuiu a medidas como o ensino fundamental de nove anos, o início da escolarização aos seis anos e à formação dos professores a evolução dos índices da educação brasileira. Ao analisar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2011, ele disse que os avanços refletem uma ?melhora sistêmica? nos anos iniciais.
Durante entrevista coletiva na sede do Ministério da Educação, em Brasília, Mercadante destacou o resultado dos anos iniciais do ensino fundamental, cujas metas foram atingidas por todas as unidades da federação. ?A nossa meta para esse ano era 4,6 e nós chegamos a 5. As crianças do Brasil estão aprendendo mais, estudando mais e estão tendo melhores resultados?, disse o ministro.
Mercadante destacou o ensino fundamental com nove anos, ampliação no investimento em educação com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende da educação infantil ao ensino médio e a formação dos professores como importantes para este resultado.
?Estamos tendo um melhora sistêmica e bastante importante nos anos iniciais. Ter adotado a idade de seis anos para entrada obrigatória, e transformado a creche em política educacional, em vez de assistência social, foi uma mudança estratégica?, disse.
No ensino médio, o país apenas igualou a marca proposta de 3,7. Entre os obstáculos para um resultado melhor, na avaliação do ministro, estão um currículo escolar muito extenso, com 13 disciplinas obrigatórias, o grande número de cursos noturnos e as dificuldades para alfabetizar as crianças na idade certa. ?Nós temos que atacar a raiz do problema. Alfabetizar na idade certa e a escola em tempo integral são caminhos?, afirmou.
O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante, em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação.
[caption id="attachment_7184" align="aligncenter" width="640" caption="Na mesa com Luiz Cláudio Costa, César Callegari e Cleuza Repulho, o ministro avaliou o avanço do Ideb: ?As crianças do Brasil estão estudando mais e aprendendo mais? (Foto: Fabiana Carvalho)"]
[/caption]Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18014:ministro-atribui-evolucao-a-ampliacao-dos-investimentos&catid=201&Itemid=86O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, atribuiu a medidas como o ensino fundamental de nove anos, o início da escolarização aos seis anos e à formação dos professores a evolução dos índices da educação brasileira. Ao analisar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2011, ele disse que os avanços refletem uma ?melhora sistêmica? nos anos iniciais. Durante entrevista coletiva na sede do Ministério da Educação, em Brasília, Mercadante destacou o resultado dos anos iniciais do ensino fundamental, cujas metas foram atingidas por todas as unidades da federação. ?A nossa meta para esse ano era 4,6 e nós chegamos a 5. As crianças do Brasil estão aprendendo mais, estudando mais e estão tendo melhores resultados?, disse o ministro. Mercadante destacou o ensino fundamental com nove anos, ampliação no investimento em educação com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende da educação infantil ao ensino médio e a formação dos professores como importantes para este resultado. ?Estamos tendo um melhora sistêmica e bastante importante nos anos iniciais. Ter adotado a idade de seis anos para entrada obrigatória, e transformado a creche em política educacional, em vez de assistência social, foi uma mudança estratégica?, disse. No ensino médio, o país apenas igualou a marca proposta de 3,7. Entre os obstáculos para um resultado melhor, na avaliação do ministro, estão um currículo escolar muito extenso, com 13 disciplinas obrigatórias, o grande número de cursos noturnos e as dificuldades para alfabetizar as crianças na idade certa. ?Nós temos que atacar a raiz do problema. Alfabetizar na idade certa e a escola em tempo integral são caminhos?, afirmou. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante, em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação. [caption id="attachment_7184" align="aligncenter" width="640" caption="Na mesa com Luiz Cláudio Costa, César Callegari e Cleuza Repulho, o ministro avaliou o avanço do Ideb: ?As crianças do Brasil estão estudando mais e aprendendo mais? (Foto: Fabiana Carvalho)"][/caption] Autor: MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18014:ministro-atribui-evolucao-a-ampliacao-dos-investimentos&catid=201&Itemid=86