Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Espaços de aprendizagem na educação integral será tema de debate virtual

Todas as notícias Categorias

19/08/2014 Undime

Espaços de aprendizagem na educação integral será tema de debate virtual

O evento, que acontece dia 3 de setembro, às 10 horas, conta com a presença de Beatriz Goulart, da UFRJ, e Grace Luciana Pereira, do Programa Tempo de Escola de São Bernardo do Campo (SP).

Os espaços e infraestrutura existentes constituem-se em condições importantes para o bom funcionamento das unidades educacionais que ofertam ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens em ambientes de aprendizagem. A discussão sobre os espaços de aprendizagem é fundamental para desenvolver uma proposta de Educação Integral que tenha como intenção promover a apropriação do espaço público pelas crianças e pelos adolescentes, assim como a ação colaborativa entre instituições educacionais.

Segundo o Guia Políticas de Educação Integral: orientações para implementação no município, conhecer todos os aspectos dos espaços de aprendizagens permite, inclusive, definir a abrangência da implementação inicial da educação integral: se na rede toda ou em algumas escolas. Para aprofundar o tema, será realizado no dia 3 de setembro, às 10 horas, o Debate Virtual Espaços de aprendizagem na educação integral.

O evento será transmitido ao vivo pelo site Educação&Participação e contará com as especialistas Beatriz Goulart, da UFRJ, e Grace Luciana Pereira, do Programa Tempo de Escola de São Bernardo do Campo (SP), com mediação de Patricia Mota Guedes, Gerente de educação da Fundação Itaú Social.

Faça a sua pergunta ? Mesmo antes da realização do debate, os participantes já podem fazer suas perguntas sobre o tema. As perguntas serão analisadas e discutidas durante o evento. Clique aqui para fazer sua pergunta.

Conheça as especialistas:

Beatriz Goulart - Arquiteta-urbanista, Beatriz é pesquisadora do grupo ambiente educação (GAE/FAU/UFRJ). Ela também é consultora de diversos Estados e municípios em projetos de arquitetura e urbanismo, formação de professores e gestão participativa.

Atualmente assessora o Ministério de Educação (MEC) e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) no desenvolvimento de projetos de escolas sustentáveis, acessíveis e integrais. Em conjunto com outras instituições fundou e participa do Centro de Referencias em Educação Integral, coordenado pela cidade escola aprendiz.

Grace Luciana Pereira - Psicóloga e pedagoga, com experiência em formação continuada de professores. Grace é responsável pela Seção de Programas Educacionais na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo (SP), que possui entre diversas ações o desenvolvimento do Programa Tempo de Escola, iniciativa de educação integral do município.

Transmissão online: www.educacaoeparticipacao.org.brMais informações: (11) 2132-9083

Autor: Cenpec

http://www.educacaoeparticipacao.org.br/noticias/120-politicas-de-educacao-integral/noticias-politicas-de-educacao-integral/723-espespacos-de-aprendizagem-na-educacao-integral-sera-tema-de-debate-virtual


Parceria institucional