Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Diretores e professores devem preencher questionários da ANA

Todas as notícias Categorias

18/11/2013 Undime

Diretores e professores devem preencher questionários da ANA

09

Já estão disponíveis, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os questionários contextuais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Devem respondê-los todos os diretores e professores que atuam no terceiro ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais, estaduais, federais e do Distrito Federal. O foco dos questionários é aferir informações sobre as condições de infraestrutura, formação docente, gestão da unidade escolar e organização do trabalho pedagógico, dentre outras.

Os professores devem ser cadastrados pelos diretores escolares. Posteriormente, recebem, via e-mail, o login e a senha de acesso aos formulários. O preenchimento e o encaminhamento são feitos exclusivamente pela internet.

A ANA compõe o Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujas provas começaram no dia 11 e prosseguem até 21 de novembro para aproximadamente 7,6 milhões de estudantes. Destes, 2,6 milhões, em 55 mil escolas, fazem a ANA, que conta com provas de leitura e escrita e de matemática. São avaliados estudantes matriculados no terceiro ano do ensino fundamental, em escolas públicas das zonas urbana e rural organizadas no regime de nove anos. As provas são aplicadas em todas as turmas regulares e a uma amostra de turmas multisseriadas.

Saeb - O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala que aferem itens como qualidade, equidade e eficiência da educação brasileira. A Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Prova Brasil, também conhecida como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), são realizadas a cada dois anos. Já a ANA tem aplicação anual.

Na Aneb, são aplicadas provas de leitura e matemática e questionários a uma amostra de estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e particular.

Da Prova Brasil participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados em turmas do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas das zonas urbana e rural. São aplicadas provas de leitura, de matemática e questionários.

Em 2013, ocorre a aplicação, em caráter experimental, provas de ciências a uma amostra de estudantes do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio.

Acesse os questionários

Autor: Inephttp://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/diretores-e-professores-devem-preencher-questionarios-da-ana?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Parceria institucional