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24/07/2014 Undime

Diagnóstico: ação necessária para monitorar a qualidade da educação

[caption id="attachment_17756" align="aligncenter" width="654"](Foto: Undime) (Foto: Undime)[/caption]

A construção e a reelaboração dos Planos Municipais de Educação e a discussão sobre o uso pedagógico da Provinha Brasil foram apresentados, nesta quarta-feira (23), aos mais de 100 participantes do ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários?.

A partir do recém sancionado Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), a missão agora é trabalhar nos Planos Municipais de Educação. Segundo o portal ?De Olho nos Planos?, inciativa que visa monitorar a elaboração dos Planos, 34% dos municípios ainda não os têm. Os outros 66% que têm Planos, terão que reelaborá-los. A situação merece destaque.

Segundo Denise Carreira, coordenadora da área de educação da Ação Educativa, a forma como se desenvolve a construção e a revisão do Plano impacta profundamente nos resultados. ?Por isso, é importante mobilizar e pautar o debate público sobre a importância dos planos para a efetivação do direito humano à educação?, ressaltou.

Os processos participativos foram colocados como instrumentos essenciais para trabalhar os Planos Municipais de Educação. De acordo com Ananda Grinkraut, assessora do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa, participar é um direito e os resultados dessa participação são fatores de qualificação e aprimoramento das políticas públicas.

Além disso, realizar diagnósticos e monitorar a situação dos Planos de Educação é fundamental para o bom desempenho das ações, metas e estratégias. Luciana Basílio, oficineira de Rondônia, manifestou a importância de se criar grupos de monitoramento ao longo do processo. Para ela, o Ciclo de Seminários será uma boa oportunidade para reforçar essa ideia e estabelecer esses grupos. ?O Plano não deve se esgotar após o fim da construção. Ele deve continuar com ações de monitoramento?, completou Denise Carreira.

Provinha Brasil - Ainda seguindo a linha de que diagnóstico é ação necessária para monitorar a qualidade da educação, o sistema da Provinha Brasil, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi apresentado aos participantes do encontro. O sistema é online e está disponível na página do Inep.

A partir do lançamento dos dados no sistema, é possível gerar cinco tipos de relatórios (por aluno, por turma, por escola, por rede e por questão). Em seguida, parte-se ao diagnóstico e às proposição de ações.

Tatiana Bello, gestora de projetos da Fundação Itaú Social, destacou que o sistema é um instrumento para uso pedagógico. ?O sistema está disponível para ajudar e dar subsídios para melhor as condições pedagógicas da educação pública. Esse passo está na mão dos gestores?, disse.

O ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários? está sendo realizado em Brasília (DF) e vai até sexta-feira (25). Clique aqui para acessar a programação.

Autor: Undime


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