Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Começa a Conae!

Todas as notícias Categorias

20/11/2014 Undime

Começa a Conae!

[caption id="attachment_19482" align="aligncenter" width="778"](Foto: Undime) (Foto: Undime)[/caption]

A Conferência Nacional de Educação (Conae) começou na noite desta quarta-feira (19), em Brasília (DF). Ao longo dos cinco dias de trabalho, o foco das discussões será o Plano Nacional de Educação (PNE) em articulação com o Sistema Nacional de Educação (SNE). Na ocasião, estavam presentes o ministro da Educação, Henrique Paim; a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; os coordenadores do Fórum Nacional de Educação e representantes de instituições educacionais.

O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, foi o responsável pelo início da cerimônia de abertura oficial do evento. Chagas aproveitou a oportunidade para relembrar conquistas importantes no âmbito da educação. E afirmou: "A Coneb [Conferência Nacional de Educação Básica], em 2008, foi o início de um processo de participação política e social na educação. Muitas conquistas vieram a partir dessa conferência. Entre elas, a Emenda Constitucional nº 59/2009, a inserção do PNE e do SNE na constituição brasileira e a destinação de um percentual do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação".

Para o ministro da educação, Henrique Paim, a Conae será um momento importante e oportuno para discutir mais a fundo o Plano Nacional de Educação e a sua regulamentação. Isso porque, a Lei que trata do PNE (Lei 13.005/2014) foi sancionada em junho deste ano, mas várias questões ainda precisam ser regulamentadas. Entre elas, o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) que prevê um conjunto de padrões mínimos para a qualidade da educação básica. Paim reforçou ainda outras questões relevantes, como a vinculação dos royalties do petróleo à educação pública que, segundo ele, o foco deve ser a valorização dos profissionais da educação. "Esse é outro ponto que também precisa ser regulamentado".

Ainda na cerimônia de abertura um representante da sociedade civil falou sobre as expectativas para a conferência. Heleno Araújo, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), elencou dois principais pontos como importantes: o fortalecimento da relação entre união, estados e municípios e pediu mais transparência nas transferências de recursos em todos os âmbitos.

A Conae começou nesta quarta (19) e vai até o domingo (23), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Segundo o Fórum Nacional de Educação (FNE), cerca de 4 mil pessoas devem participar do evento.

Clique aqui e confira as fotos da Conae.

Hoje (20) as atividades começam logo cedo com a apresentação e aprovação do regimento. Clique aqui e confira a programação completa da Conae.

Autor: Undime


Parceria institucional