Nova fase do Projeto Trilhas incluiu municípios não prioritários com escolas prioritárias

Picture of undime

undime

O Projeto Trilhas entra numa nova etapa. A princípio secretários de educação de municípios prioritários indicaram dois técnicos para compor a Rede de Ancoragem nos encontros do Projeto. Na nova fase, os municípios não prioritários, mas com escolas prioritárias devem aderir ao Trilhas e indicar seus representantes.

Visando a melhoria do ensino da leitura e da escrita, foi organizada uma Rede Nacional de Ancoragem que pretende auxiliar a implementação do projeto Trilhas, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação de professores. Essa rede comporta duas categorias de participação: municípios prioritários envolvendo todas as escolas e municípios que possuem somente escolas prioritárias. As ações se diferem para cada uma dessas categorias.

A Rede de Ancoragem das escolas prioritárias é constituída por: representantes da Undime e do Consed, articuladoras do Instituto Natura, representantes dos municípios contemplados pelo Projeto Trilhas, diretores e/ou coordenadores pedagógicos e professores das escolas. A principal ação desta Rede é desencadear e apoiar encontros com a intenção de disseminar a concepção adotada pelo projeto.

A participação dos municípios com Escolas Prioritárias ocorre por meio dos representantes, nos chamados ?Encontros Estaduais?, que serão realizados à distância por meio do portal Trilhas e ?Encontros Municipais? presenciais.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Trilhas, a periodicidade, os responsáveis e participantes de cada encontro.

Clique aqui para ver a lista de municípios não prioritários com escolas prioritárias.

Clique aqui para ter acesso ao termo de adesão do Projeto Trilhas.

O que é o Projeto Trilhas? O projeto Trilhas é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura, com coordenação técnica da Comunidade Educativa CEDAC. É composto por diferentes materiais que visam criar oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Ao todo, 3,3 mil municípios são contemplados pelo Projeto. São mais de 72 mil escolas participantes e cerca de 140 mil professores que passam a contribuir para as aprendizagens de mais de 3 milhões de alunos da rede pública.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter