A partir do dia 1 de agosto de 2013 estarão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Os gestores municipais de educação terão até às 18 horas do dia 30 de setembro de 2013 para inscrever até quatro experiências e ter a chance de seu projeto ser selecionado e publicado como inovador.
O objetivo do Prêmio é incentivar os Dirigentes Municipais de Educação a tornar públicas as experiências da gestão educacional de seu município que tenham alcançado resultados concretos, e que contribuam com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 10.172, de 09/01/2001) e do Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24/04/2007), para assim divulgá-las para a sociedade.
Os Dirigentes poderão inscrever até quatro experiências, sendo uma para cada área temática que compõe o Prêmio. São elas:
– Gestão Pedagógica: relaciona-se ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos, a partir do estabelecimento e do cumprimento de metas, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino.
– Gestão de Pessoas: está relacionada ao uso de métodos e de técnicas de administração do comportamento dos profissionais da Rede, que envolvem a formação e o desenvolvimento destes, bem como o incentivo à participação deles nas decisões políticas e técnicas e na valorização de mérito.
– Planejamento e Gestão: está relacionada ao uso de métodos e de técnicas de gestão pública na educação do município, que considerem um modelo integrado com foco na excelência e na otimização de recursos e de processos, com vistas ao respeito à democratização das condições de acesso e à melhoria da educação.
– Avaliação e Resultados Educacionais: está relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e dos resultados educacionais do município, bem como à utilização desses resultados para orientar a tomada de decisões de gestão e de práticas educativas.
Critérios gerais para participação
Poderão ser inscritas no Prêmio experiências desenvolvidas apenas pelos órgãos gestores da educação municipal encaminhada pelo respectivo Dirigente Municipal de Educação.
Estas experiências deverão:
– estar em vigência;
– ter resultados já disponíveis;
– ter no mínimo 18 meses de implementação até a data do término das inscrições (30/09/2013).
Premiação
Serão premiadas até 10 experiências das 20 pré-selecionadas para avaliação in loco. Os contemplados receberão uma placa de premiação, certificado de recebimento do Prêmio e Evento formativo promovido pela Comissão Organizadora desta edição.
Clique aqui para acessar o folder explicativo do Prêmio Inovação.
Informações: Inep



