Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Mais da metade dos parlamentares das comissões de educação da Câmara e do Senado permanecem nos cargos após o 1º turno das eleições

Todas as notícias Categorias

16/10/2014 Undime

Mais da metade dos parlamentares das comissões de educação da Câmara e do Senado permanecem nos cargos após o 1º turno das eleições

Mais de 50% dos membros das comissões de educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal vão retornar ou permanecer nas casas. A informação foi obtida por meio de um levantamento realizado pela Undime, o qual analisou os componentes das comissões, os cargos a que se candidataram e se foram ou não eleitos.

De acordo com as informações, dos 63* deputados, entre titulares e suplentes, da comissão de educação da Câmara, 33 foram reeleitos e a deputada Fátima Bezerra (PT/ RN) foi eleita Senadora. O número representa pouco mais de 50% do total. Já no Senado, dos 45* membros da comissão de educação, entre titulares e suplentes, 28 permaneceram ? 3 foram reeleitos; 16 têm mandato vigente até 2019 e 9 concorreram nas eleições, perderam, mas permanecerão no Senado, pois têm mandato vigente até 2019. Os dados mostram que 62,2% dos membros vão continuar no cargo. Ainda concorrem ao segundo turno, quatro senadores.

Isso não significa que os deputados e senadores que permaneceram nos cargos vão continuar nas comissões de educação. Isso porque, na Câmara as comissões são renovadas anualmente e no Senado, a cada 4 anos. Assim, em 2015, ambas as comissões sofrerão alterações em sua composição.

Diante do contexto, os Dirigentes Municipais de Educação, a comunidade educacional e todos os envolvidos na luta por uma educação pública de qualidade devem acompanhar as mudanças nas comissões.

A partir da Lei 13.005 de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), outras leis precisarão ser regulamentadas. Portanto, é importante que todos se mobilizem e acompanhem a atuação dos parlamentares.

Clique aqui para conferir o levantamento realizado pela Undime.

*Existem cargos vagos

Autor: Undime

(atualizado em 17/10, às 16h30)


Parceria institucional