Como é do conhecimento de todos (as) o prazo para as contribuições no Portal da Base Nacional Comum Curricular encerram no próximo dia 15/03, o momento atual é de grande mobilização das Redes Municipais, Estaduais, Particulares de Ensino, além das Organizações como Universidades para contribuir com as sugestões e críticas ao documento preliminar da BNCC.
O Estado de Pernambuco atualmente tem 840 escolas municipais cadastradas, das quais 695 escolas estão ativas (ou seja, com cadastro concluído no sistema da BNCC),das 695 escolas ativas 448 escolas deram sua contribuição no Portal. Os dados são do dia 11/03 extraídos do Portal.
Aproximadamente 35% dos municípios Pernambucanos tem alguma de suas escolas cadastradas e com contribuições no Portal, números que são tímidos diante da dimensão das Redes Municipais de Ensino, e a grande articulação que a União Nacional dos Dirigentes Municipais Seccional Pernambuco vem promovendo ao longo desse período em que o Portal está disponível para as respectivas contribuições.
Dentre as principais ações da Entidade está o Seminário Estadual da BNCC, realizado no dia 11/11/2015 que contou com a participação de 250 pessoas, dentre as quais: Dirigentes Municipais de Educação, Professores de escolas da Rede Estadual, Municipal e das Escolas Particulares, Técnicos das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, além de representantes das Universidades Federais, Estadual, autarquias e fundações. Além disso, a Entidade vem compartilhando informações nas suas mídias digitais, como o Portal bem como na própria página do Facebook. Outro momento de mobilização aconteceu no dia 26/02 no lançamento do Programa de Assessoramento aos Planos de Cargos e Carreiras das Redes Municipais, em que os Auxiliares de Pesquisa que fazem parte da Comissão Estadual apresentaram a situação atual do Estado, bem como ressaltaram a necessidade das citadas Secretarias observarem a necessidade das escolas contribuirem como rede no respectivo sistema.
As mobilizações presenciais não terminaram por aí, no dia 09/03 os Auxiliares de Pesquisa da Comissão Estadual de Pernambuco participaram do Fórum Extraordinário da Undime Pernambuco, promovendo oficinal entitulada: “Orientações para contribuições no Portal da Base Nacional Comum Curricular – Panorama do Estado do Estado de Pernambuco”, cujo foram apresentadas a realidade atual do Estado, apresentação da Comissão Estadual, bem como as perpectivas para a BNCC após o encerramento do período de contribuições. Além disso foi realizada uma oficina prática de como os gestores escolares poderão contribuir como escola no Portal da Base.
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Pernambuco, entrevistou os 03 membros da Comissão Estadual que representam a Entidade, o Professor Aderito Hilton do Nascimento Coordenador Estadual da BNCC representando a Entidade e Dirigente Municipal de Educação de Nazaré da Mata, a Professora Leocádia da Hora (Auxiliar de Pesquisa da UNDIME/MEC/UNB) e o Professor Marxwell Albuquerque (Auxiliar de Pesquisa da UNDIME/MEC/UNB), confira na íntegra:
UNDIME: Professora Leocádia, por que o foco da mobilização dessa fase da consulta está voltado à participação das escolas?