Documento foi divulgado nesta quinta-feira (29/9/2011) durante o 1º Fórum da Sociedade Civil da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), realizado em Brasília de 28 a 30/9.
O ex-estudante de Economiada da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) e ex-integrante do programa de mobilidade internacional, Toni Bernardo da Silva, 27 anos, de Guiné-Bissau, foi assassinado na na capital de Mato Grosso, Cuiabá, na madrugada de 22 de setembro. Segundo a Polícia Civil, o estudante morreu após ser agredido por um empresário e por dois policiais militares, dentro de uma pizzaria.
Na Nota de Indignação, a Campanha se dirige às autoridades brasileiras, solicitando a apuração dos fatos e a punição dos culpados, como também expressa solidariedade à família do estudante e ao povo de Guiné-Bissau.
Para Margarida Marques, dirigente da Campanha representando o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), a morte de Bernardo não é um problema localizado. Ela informa que há cerca de dois meses foi morto um estudante africano que vivia em Fortaleza. ?Estima-se que temos hoje cerca de 2000 estudantes africanos na cidade. Alguns vieram com várias promessas e aqui estão enfrentando muitas dificuldades. A pastoral do migrante está fazendo um acompanhamento mais próximo?, afirma.
Autor: Campanha Nacional pelo Direito à Educação



