Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime defende revisão do limite de gastos com pessoal para pagar piso de professor

Todas as notícias Categorias

13/06/2012 Undime

Undime defende revisão do limite de gastos com pessoal para pagar piso de professor

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Rodrigues Repulho, disse que é necessário revisar a Lei de Responsabilidade Fiscal para conseguir viabilizar o reajuste do piso dos professores. Ela reclamou que o pagamento dos docentes faz muitos municípios atingirem o limite de gasto com pessoal de 54% da receita corrente líquida, como estabelece a legislação.

Cleuza Repulho criticou também o grande número de professores que trabalham fora da sala de aula e inviabilizam a gestão municipal da educação. ?Professor fora da sala de aula é um privilégio, um luxo que o Brasil não pode pagar?, afirmou.

A Undime não concorda, reiterou a dirigente, com a utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)  como índice de reajuste do piso dos professores, como prevê o PL 3776/08. O reajuste pelo INPC, na prática, só vai eliminar a defasagem gerada pela inflação, mas não vai garantir ganho real no salário dos professores.

Ela participou da audiência pública da Comissão de Educação e Cultura para discutir o cumprimento por estados e municípios do piso nacional dos professores do ensino básico, previsto na Lei 11.738/08 e fixado, hoje, em R$ 1.451.

O debate, que tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público, foi uma iniciativa da deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

Autor: Agência Câmara

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/419675-UNDIME-DEFENDE-REVISAO-DO-LIMITE-DE-GASTOS-COM-PESSOAL-PARA-PAGAR-PISO-DE-PROFESSOR.html

Parceria institucional