Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Plataforma do Letramento oferece material de apoio a educadores

Todas as notícias Categorias

21/03/2014 Undime

Plataforma do Letramento oferece material de apoio a educadores

A Plataforma Letramento é um espaço virtual onde educadores podem ter acesso a materiais de formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. E o melhor, o conteúdo oferecido é totalmente gratuito. Para acessar os materiais referentes aos projetos ? ?Aceleração da aprendizagem?, ?Brincar? e ?Entre na Roda? ? é preciso apenas fazer um cadastro no portal da Plataforma. O acesso é livre para todos os outros recursos oferecidos pela plataforma.

Idealizada pela Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Plataforma Letramento pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais.

No portal existe um ícone denominado "Acervo" (Figura 1). Basta passar o cursor em cima dele e escolher uma das seguintes abas (Figura 2): Dicas Letradas, Entrevistas, Especial, Experimente, Materiais dos Projetos e Para Aprofundar. Nessa seção, os usuários têm acesso a vários materiais interessantes.

[caption id="attachment_14043" align="aligncenter" width="611"](Figura 1) (Figura 1)[/caption] [caption id="attachment_14044" align="aligncenter" width="697"](Figura 2) (Figura 2)[/caption]

Explorando o ?Acervo? da Plataforma Letramento

Dicas Letradas: Nesta parte o usuário encontra indicação de sites, livros, animações, games e outros recursos de diversos autores que podem incrementar o trabalho em sala de aula ou serem usados em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Esta seção também tem por objetivo apresentar novos produtos culturais que possam interessar e ampliar o repertório de educadores.

Entrevistas: Nesta parte os usuários têm acesso a várias entrevistas sobre temas diversificados relacionados à educação. Frequentemente são inseridas novas entrevistas.

Especiais: A questão da alfabetização e do letramento é abordada em diferentes dimensões e formatos. Os interessados encontram infográficos interativos e conteúdos multimídia que possibilitam uma imersão do educador por temáticas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Os materiais são produzidos por pedagogos e especialistas da área de Língua Portuguesa a fim de propiciar uma nova maneira de ler e conhecer o tema abordado.

Experimente: Nessa parte é possível encontrar diversos recursos didáticos para usar com os alunos. São sugestões de atividades de leitura, escrita, brincadeiras para incorporar ao plano de aula ou usar separadamente.

Materiais dos projetos: São materiais pedagógicos produzidos pelos projetos realizados no âmbito da parceria entre Fundação Volkswagen e Cenpec. As publicações trazem propostas de oficinas, jogos, entre outras atividades, assim como sistematização de metodologias e conhecimentos.

Para aprofundar: Nessa parte, os interessados encontram  artigos diferenciados.

Clique aqui para acessar a Plataforma letramento.

Autor: Undime


Parceria institucional