Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Número de universitários no Brasil dobra em 10 anos

Todas as notícias Categorias

08/11/2011 Undime

Número de universitários no Brasil dobra em 10 anos

O Brasil mais que dobrou o número de estudantes matriculados em cursos universitários de graduação em dez anos, revela o Censo da Educação Superior 2010, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O país tinha três milhões de universitários matriculados em 2001, quantidade que passou para 6,37 milhões no ano passado - um salto de 110%. Só entre 2009 e 2010, o aumento foi de 7,1%.

Para o MEC, os dados indicam que o país poderá atingir, em 2020, a meta de 33% da população de 18 a 24 anos cursando ou com curso superior concluído. O ministro Fernando Haddad, que apresentou os resultados, disse que o boom nas matrículas foi ajudado pela expansão dos cursos a distância e tecnológicos. O percentual de alunos nas modalidades não presenciais já beira os 15%.

O estudo não apresenta o perfil de renda dos alunos matriculados, o que poderia mostrar quais classes sociais mais estão se beneficiando da expansão do acesso. Embora venha crescendo rapidamente o número de matrículas nas instituições públicas, as particulares ainda concentram 74% dos estudantes.

Autor: O Globo


Parceria institucional