Você está aqui: Página Inicial > Notícia > MEC anuncia Programa de Formação de Gestores da Educação do Programa Bolsa Família

Todas as notícias Categorias

12/02/2014 Undime

MEC anuncia Programa de Formação de Gestores da Educação do Programa Bolsa Família

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), lançará ainda neste semestre o Programa Nacional de Formação de Gestores da Educação do Programa Bolsa Família. A ideia é melhorar a qualidade das atividades desenvolvidas pelos coordenadores municipais do Bolsa Família. O programa de formação vai oferecer cursos de especialização e extensão universitária em gestão da educação. Poderão participar coordenadores municipais do Bolsa Família e Dirigentes Municipais de Educação. A vagas serão disponibilizadas por município, conforme demanda das coordenações estaduais do Bolsa Família. Os interessados deverão entrar em contatos com essas coordenações para mais informações.

Clique aqui para saber o contato do Coordenador Estadual do Bolsa Família no seu estado.

Outra novidade é a de que a partir deste ano, os Operadores Municipais Máster (OMM) do Programa Bolsa Família na área de Educação passarão a ter outra nomenclatura, a de Coordenador Municipal do Programa Bolsa Família na Educação. A decisão é do MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A informação foi divulgada por meio de um ofício.

A mudança implica em orientações mais amplas que estão diretamente vinculadas com as políticas de fortalecimento da educação no âmbito do Bolsa Família. A recomendação do MEC, é que cada Secretaria Municipal de Educação defina quem será o Coordenador Municipal do Programa. A sugestão é de que o atual Operador Municipal Máster ocupe essa posição, isto é, continue exercendo as atividades.

Além da coleta e do registro da frequência escolar do Programa Bolsa Família, cabe ao coordenador sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar, as famílias participantes e as áreas da saúde e da assistência social em busca de ações intersetorializadas a fim de atender às demandas.

Outras informações: (61) 2022-9171

Autor: Undime


Parceria institucional