Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escolha do livro didático começa na sexta-feira (15)

Todas as notícias Categorias

15/06/2012 Undime

Escolha do livro didático começa na sexta-feira (15)

Começa nesta sexta-feira, dia 15, o período de escolha dos livros didáticos que serão utilizados por alunos e professores da rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2013. Docentes, coordenadores pedagógicos e diretores podem escolher as obras mais adequadas ao método de ensino de cada escola no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até 1º de julho, em www.fnde.gov.br.

Serão selecionadas obras destinadas a todas as matérias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Entre elas, as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).

Para ajudar na escolha, está disponível no portal do FNDE o Guia de Livros Didáticos 2013, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao estudar o guia, os professores podem conhecer melhor os livros que vão selecionar para seus alunos.

No portal do FNDE, também é possível acessar uma série de orientações para a escolha do livro didático, como as normas de conduta, os compromissos da escola e o passo-a-passo para a escolha.

Procedimento ? Após entrar no Sistema de Material Didático do FNDE (Simad) e inserir os dados do responsável, as escolas devem escolher duas opções de obras para cada componente curricular. Na negociação com as editoras, caso não se concretize a compra da primeira opção, a escola receberá os livros da segunda opção.

Se a escola não quer receber obras de alguma disciplina, basta manter a indicação inicial do sistema: ?Não desejo livros para este componente?. Após conferir as coleções desejadas, é só clicar na opção ?gravar? na parte inferior direita da tela, e a escolha estará completa. As escolas ainda podem alterar sua seleção até o fim do prazo de vigência do processo. Ficará valendo a última escolha gravada.

Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são preparados para ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. A exceção são os livros consumíveis, de alfabetização matemática e letramento e alfabetização.

 

[caption id="attachment_5959" align="aligncenter" width="500" caption="(Foto: FNDE)"][/caption]

Autor: FNDE

http://www.fnde.gov.br/index.php/noticias-2012/2987-escolha-do-livro-didatico-comeca-amanha

Parceria institucional