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11/12/2012 Undime

Conae 2014: organização dos FME e das conferências municipais de educação

O Fórum Nacional de Educação se reuniu por três dias para definir os caminhos a serem seguidos como preparativos para a Conferência Nacional de Educação ? Conae 2014. Representantes dos 27 Fóruns Estaduais discutiram como serão traçados esses preparativos.

O papel da Undime nesse processo é primordial. Isso, porque caberá ao executivo municipal, na ponta da linha o Dirigente Municipal de Educação, organizar o Fórum da cidade ou da região. Neste caso, se for uma cidade pólo, para promoção da conferência. É durante a Conferência que são discutidas e validadas as políticas municipais de educação, assim como nas Conferências Estaduais. A partir daí, o que foi discutido será levado à Conferência Nacional de Educação, em 2014. Muito mais que um papel de coordenação da Conae, os Fóruns têm a função de exigir do Dirigente que os projetos discutidos saiam do papel para beneficiar a sociedade.

O Fórum Municipal pode ser instituído por lei, decreto ou portaria. De preferência ainda neste ano. As nomeações para o Fórum podem ficar para o início de 2013, com a nova administração municipal. Mas o tempo é curto, já que as conferências municipais, precedentes da Conae, devem ocorrer entre fevereiro e maio.

Para facilitar o trabalho do Dirigente Municipal que está deixando o cargo e do que vai assumir a Secretaria, a Undime fez um passo-a-passo (clique aqui para ter acesso ao arquivo) de como instituir e realizar o Fórum em sua cidade ou em sua região. O que muita gente não sabe, por exemplo, é que o Fórum é permanente e deve se reunir duas vezes ao ano. Uma reunião por semestre.

O que pode facilitar o trabalho são as Conferências livres que podem ser presenciais ou virtuais. Qualquer reunião que discuta os temas da Conae 2014 podem ser cadastradas como conferência livre. Todas as informações estão no portal http://fne.mec.gov.br.

É necessário que o Dirigente Municipal de Educação já convoque a sociedade para participar dos Fóruns. Pais, professores, alunos... Das redes pública e particular. É preciso garantir a participação dos diferentes segmentos e setores da educação.

Autor: Undime


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