Cerca de 1,5 mil pessoas carentes participaram da segunda edição do “Trote Solidário” da Universidade da Amazônia (Unama), da Rua Alcindo Cacela. Houve a distribuição de 6 toneladas de alimentos em cestas básicas, corte de cabelo, emissão de carteiras de trabalho e de identidade e de fotografias 3×4 para a confecção desses documentos, atividades lúdicas e orientação das regras de trânsito para o público infantil com alunos de Pedagogia e o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vacinação, escovódromo, exame de fonoaudiologia e de tipagem sanguínea e atendimento pediátrico com a distribuição da multimistura da Pastoral da Criança aos desnutridos, entre outras ações.
O público atendido foi identificado por alunos e professores do curso de Serviço Social, nas comunidades situadas às proximidades da Unama, onde ocorreu a distribuição antecipada de senhas para garantir o atendimento de pessoas realmente carentes. O pró-reitor Mário Guzzo explica que o objetivo do trote é envolver não só calouros, mas também formandos, professores e ex-alunos, despertando neles o espírito da solidariedade. “Queremos mostrar aos calouros que há um mundo lá fora e como profissional terá que atendê-lo”, explica.
Os alunos e professores foram motivados a doar dinheiro para a compra de alimentos através do sorteio de um microcomputador doado por uma loja de informática. Além disso, houve apresentação de um grupo de crianças da comunidade carente vizinha, que é atendida por uma oficina de dança ofertado através de uma parceria da Unama com a Prefeitura de Belém. “Há vários anos, a Unama está fazendo alguma ação social e, na comemoração dos 10 anos de fundação da universidade, decidimor envolver mais a comunidade”, comemorou o reitor Edson Franco.
Exemplo
– Estava sendo esperada ontem, na Unama, a visita do presidente da Fundação Educar de Pascoal, entidade que, em parceria com o site Neurônios, premiou a universidade em primeiro lugar num concurso nacional de trotes de cidadania. O presidente da fundação veio à capital paraense entregar o prêmio: 5 mil livros de literatura infanto-juvenil que serão distribuídos às comunidades atendidas pela Unama.
A doméstica Laura Amador, de 35 anos, que estava tirando a carteira de trabalho, acha importante esse tipo de iniciativa. “As pessoas não têm condições de tirar documentos. Isso é importante para toda a comunidade”, disse. Já o estudante Anderson Souza, de 16 anos, também aproveitou a chance para tirar a sua primeira carteira de trabalho. “Está sendo uma grande oportunidade para mim”, comemorou.


