Seminário Nacional sobre reforma política

Picture of undime

undime

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2006, será realizado na sede da Abong, em São Paulo, o Seminário Nacional Construindo a plataforma dos movimentos sociais para a reforma do sistema político no Brasil. O objetivo é ampliar o processo de sensibilização e formação de sujeitos sociais/políticos,  fortalecendo a construção de estratégias de intervenção da sociedade civil para implementação da Plataforma da Reforma do Sistema Político Brasileiro.

Participarão do seminário militantes e ativistas dos movimentos, organizações, redes e foruns,  representantes parlamentares, acadêmicos e outros sujeitos políticos estratégicos ou do campo democrático popular. Interessados em participar deverão enviar mensagem eletrônica para participacao@polis.org.br, com nome, endereços postal e eletrônico, Cep, e nome da organização. Mais informações pelo telefone 11 3237 2122.

Historico – Em  2005  foi realizado em Recife o seminário nacional “Novas estratégias para ampliar a democracia e a participação” reunindo  mais de 60 participantes, representando 21 estados,  de diversas organizações, redes, fóruns, movimentos e  articulações. Na preparação do seminário nacional foram realizados, entre agosto e novembro de 2005,  seminários estaduais e regionais, envolvendo  os seguintes  estados:  Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima,  Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Bahia,  Paraíba, Rio Grande do  Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e  Goiás. Posteriormente foi realizado encontro regional  envolvendo Rio Grande do Sul, Santa  Catarina e Paraná.

Neste  seminário foi consensuado que a  agenda política de atuação comum para o biênio 2006/2007  era a reforma do Sistema Político, entendida, não apenas como a  reforma do sistema eleitoral ou partidário, mas a  reforma dos processos decisórios, portanto da forma como se pensa e exerce o poder.
 
Como  estratégia foi construída uma minuta de plataforma da reforma do sistema político que foi  debatida num conjunto de  três seminários durante o II Fórum Social Brasileiro realizado em  Recife no mês de  abril de 2006.  Nesses seminários foram  apresentadas diversas contribuições a minuta da plataforma. Após este processo publicamos uma  cartilha da plataforma para debate (anexo 1). 

A plataforma em  debate  é composta de cinco  eixos:
1 – Fortalecimento da democracia direta;
2 – Fortalecimento da democracia participativa;
3 – Aprimorando a democracia representativa: sistema eleitoral e partidos políticos
4 – Democratização da informação e da comunicação;
5-  Transparência no Poder  Judiciário

Objetivos específicos:
1-       Compartilhar o processo de construção da Plataforma da  Reforma do Sistema Político Brasileiro com outros sujeitos sociais,políticos  no pais;

2-       Debater propostas de Reforma Política existentes no Brasil priorizando às em tramitação no Congresso Nacional;

3-       Destacar desafios e consensos no conjunto das propostas da sociedade civil organizada para  a  reforma e fortalecimento do Sistema  Político Brasileiro;

4-       Definir ações e estratégias para ampliação das relações com outros sujeitos políticos e intervenções no processo de construção da Reforma do Sistema Político no Brasil.

Programação

Dia 23 de  novembro de  2006

8h30 –  Credenciamento e entrega de material
9h – Apresentação dos/as participantes
9h30 –  Recuperando e compartilhando o processo
10h15 – Debates por eixos com especialistas
10h30 – Eixos 1 e 2: Democracia Direta e Participativa
       Debatedor: Leonardo Avritzer; a confirmar  (1)
11h –  Debates
12h30/ 14h – Almoço
14h  – Eixo 3: Democracia Representativa
        Debatedor:  Luciano Santos (2)
14h30 – Debates
16h – Intervalo
16h15 – Eixo 4: Comunicação
Debatedor;  Bia  Barbosa (3)
18h30 – Encerramento do dia

24 de novembro de 2006

8h45 –  Eixo 5: Judiciário
                 Debatedor: Juiz Marlon Jacinto Reis  (4)
9h30 –  Debates
11h –  Planejamento de estratégias para a continuidade do processo
11h15 – 13h15 – Trabalho em 5 grupos por eixo
13h15 – 14h30 – Almoço
14h30 – 15h45 – Apresentação dos grupos
16h – 18h  – Consensuar estratégias e dividir  tarefas
18h –  Encerramento

(1) Leonardo Avritzer , pesquisador e estudioso dos processos participativos e de controle social.
(2) :  Luciano Santos advogado e participa do movimento pró reforma política com participação popular.
(3) Bia Barbosa: Jornalista com especialização em direitos humanos pela Faculdade de Direito da USP e membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Seu trabalho de especialização é sobre a construção de um sistema público de radiodifusão no Brasil.
(4)  Marlon Jacinto Reis  – Juiz do  Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

Organizações promotoras:

ABONG (Associação Brasileira de ONGs),
Inter-redes   Direitos e  Política, 
FNPP ( Fórum Nacional de Participação Popular),
Observatório da  Cidadania, 
Rede  Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais,
FAOR ( Fórum da Amazônia Oriental),
AMB ( Articulação de  Mulheres  Brasileiras),
AMNB ( Articulação de  Mulheres Negras Brasileiras),
PAD ( processo de  dialogo e articulação de agencias ecumênicas e organizações  brasileiras),
FBO ( Fórum Brasil do  Orçamento),
FNRU ( Fórum Nacional  da Reforma Urbana),
CEAAL (Conselho Latino Americano de Educação), 
REBRIP (  Rede pela  Integração dos Povos), 
Movimento pró-reforma política com participação popular,
Comitê da escola de  governo de São Paulo da  campanha em defesa da republica e da democracia,
Rede  Feminista de  Saúde,
Fórum de  reflexão  política,
Campanha Nacional pela  Educação
Intervozes
FES.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter