O ministro da Educação, Cristovam Buarque, se reuniu sábado, 25/01, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e com o secretário estadual de Educação, José Fortunatti.
Eles conversaram sobre o programa Analfabetismo Zero. Cristovam também recebeu um documento com idéias e propostas de cooperação para o programa.
Segundo o ministro, o Rio Grande do Sul poderá ser o primeiro Estado brasileiro executador do programa.
Buarque confirmou que uma equipe técnica do governo vai a Porto Alegre na próxima semana para tratar de operacionalizar a campanha de erradicação do analfabetismo e enfatizou a importância da parceria com os governos estadual e municipal.
Segundo o secretário Fortunatti Rio Grande do Sul tem hoje 550 mil analfabetos.
. Ele disse que poderá repetir experiência adotada em Brasília com o pagamento de remuneração a cada pessoa alfabetizada que conseguir escrever uma carta simples.
A deputada federal gaúcha Esther Grossi sugeriu o pagamento de algum valor a ser estipulado a educadores por pessoa alfabetizada.
O ministro disse que, prioritariamente, deverão ser aproveitados professores e estudantes das redes públicas de ensino médio e superior para o desenvolvimento do programa. Ele também confirmou que a deputada será uma das executoras do programa.


