Representantes de 100 municípios paraibanos discutem a educação

Picture of undime

undime

Secretários de Educação de 100 municípios da Paraíba e representantes da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro (RESAB) estão participando, nesta quarta-feira, no Hotel Caiçara, em João Pessoa/PB, do Seminário de Avaliação e Troca de Experiências, iniciativa do programa Melhoria da Educação no Município implantado há dois anos no estado.

Na oportunidade, será lançada a nova edição da coleção ‘Educação para a Convivência com o Semi-Árido’.

O Melhoria da Educação no Município tem entre suas propostas o apoio à formação e fortalecimento de equipes para a criação de políticas educacionais adequadas às necessidades e características de diferentes regiões do País.

Em 2002 foi implantado o 1º Núcleo Regional de Formação em João Pessoa, para potencializar o alcance do Melhoria e de seus resultados por meio de formadores regionais.

“O objetivo do seminário é reunir os participantes do Núcleo e parceiros do programa para compartilhar idéias e projetos, e, desta forma, elaborar planos de ação adequados aos problemas educacionais locais”, afirma Vanda Noventa, coordenadora do Melhoria.

A coleção ‘Educação para a Convivência com o Semi-Árido’ é uma produção da RESAB, com apoio da Fundação Itaú Social, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). ‘É uma publicação coletiva local que será utilizada como material didático de extrema importância para a rede de ensino fundamental no semi-árido’, explica Vanda.

Melhoria da Educação no Município — Nos últimos quatro anos, o programa já atingiu mais de 900 municípios de 17 estados brasileiros, beneficiando indiretamente cerca de 1,5 milhão de alunos do ensino fundamental e mais de 60 mil educadores. O Melhoria é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef, tem coordenação do Cenpec e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Entre os projetos de abrangência nacional desenvolvidos pela Fundação Itaú Social estão o Prêmio Itaú-Unicef Educação & Participação, uma das mais importantes premiações do País na área educacional, e o Prêmio Escrevendo o Futuro, que visa estimular a escrita entre os alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Público Fundamental Regular de escolas públicas. Este ano, o Escrevendo o Futuro foi o vencedor do Prêmio ECO, na categoria Educação.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter