Publicações a serem entregues no 10º Fórum Nacional

Picture of undime

undime

Com o objetivo de repassar informações referentes à conjuntura educacional e nacional, considerando a mudança de mais de oitenta por cento dos Dirigentes Municipais de Educação, e sabendo das dificuldades de muitos municípios em ter acesso a determinadas publicações, a Undime solicitou a seus parceiros, participantes ou não das mesas do Fórum, envio de publicações a serem inseridas na pasta do encontro.

Além das publicações, os participantes receberão broche, chaveiro, base para mouse, personalizados com a marca da Undime e camiseta do encontro.

Até o momento, estão garantidas as seguintes publicações:

  • Perfil dos Conselhos Municipais de Educação – MEC;
  • Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com os cadernos Conselhos Escolares: Democratização da escola e construção da Cidadania; Conselho Escolar e a aprendizagem na escola; Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico; e Conselho Escolar, gestão democrático da educação e escolha do diretor; Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública; Indicadores da Qualidade na Educação – MEC;
  • Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação – Em cena, os funcionários de escola – MEC;
  • Revista Criança, do Professor de Educação Infantil – MEC;
  • Revista do Professor;
  • Manual do Selo Escola Solidária 2005 – Faça Parte;
  • 8 dicas de voluntariado – Faça Parte; 
  • 8 dicas para mudar a escola – Faça Parte;
  • materiais de divulgação da campanha da CNTE: A verdadeira dívida é com a educação;
  • materiais de divulgação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
  • materiais de divulgação do Cenpec;
  • Prêmio Gestão Escolar 2005;
  • Revista Gestão em Rede – Consed;
  • Programa Prefeito Amigo da Criança – 2005/ 2008;
  • Balanço de atividades e resultados do Ministério da Educação – 2003/ 2004;
  • Revista Vida e educação – Undime/ CE;
  • Revista Educação Municipal, nº 6 – Undime;
  • Revista Educação Municipal, nº 7 – Undime.

Além desses materiais, o Cenpec promoverá a entrega de um exemplar da publicação Os Municípios em busca da melhoria na educação, para cada um dos municípios presentes ao Fórum.

O Programa Melhoria da Educação no Município vem sendo desenvolvido desde 1999 e já atuou em mais de mil municípios, em todo o Brasil, buscando contribuir com o planejamento e gestão de políticas públicas municipais para a educação. É uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef, tem o apoio da Undime e é coordenado pelo Cenpec.

Buscando compreender os esforços e as estratégias de intervenção adotadas pelos gestores municipais de educação, a equipe do Programa realizou um estudo com 140 municípios que participaram do Programa entre 2002 e 2004, situados em sua maioria na região do Semi-árido.

O estudo analisa os desafios educacionais mais freqüentemente apontados pelos gestores de educação e apresenta, em breves estudos de caso, as intervenções propostas para o seu enfrentamento por sete dos 140 municípios estudados (Alagoa Grande e Pocinhos PB, Itaberaí GO, Poço Redondo SE, Acari RN, Sobradinho e Uauá BA).  O resultado desse estudo é a publicação “Os municípios em busca da melhoria na educação”.

Para conferir outras informações sobre o Fórum, clique nas notícias abaixo.

Educação pública de qualidade, direito de todos

Debate qualificado e plural

Apresentação das entidades participantes e breve currículo dos expositores no dia 4 de maio

Apresentação das entidades participantes e breve currículo dos expositores no dia 5 de maio

Inscrições, credenciamento, transporte

Apresentações culturais

Exposição

Para acessar o programa e ficha de inscrição, clique aqui.

10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Educação pública de qualidade, direito de todos, em Brasília, no Teatro Pedro Calmon, dias 4, 5 e 6 de maio.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter