O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, afirmou que a prioridade do Ministério é o lançamento de programas de inclusão social por meio do esporte. Segundo ele, a meta é atender quatro milhões de crianças durante os quatro anos de governo (um milhão a cada ano), por meio de um projeto inicial que deve se chamar “Contraturno”.
De acordo com o projeto, a criança ficará durante um turno na escola e, no outro, fará atividades pedagógicas, com a ajuda de um instrutor. Nesse período, ela poderá fazer seus deveres escolares, lanchar e ainda praticar uma atividade esportiva. “É claro que isso vai depender das parcerias envolvidas. Esse é um programa que dá oportunidade às crianças, cuja situação familiar não permite maiores investimentos no desenvolvimento escolar.Elas irão participar de atividades esportivas e até de atividades relacionadas à arte”, explicou o ministro.
Segundo Agnelo, os espaços para a realização dessas atividades deverão ser cedidos pelos parceiros do programa, como o Sesc, clube sociais, organizações não governamentais, prefeituras e as Forças Armadas, entre outros. “No momento, estamos em fase de acerto das parcerias”, reforçou. Além desse programa, Agnelo disse que o Ministério tem outro projeto ousado: trazer os Jogos Olímpicos para o Brasil. “Vamos preparar o desenvolvimento do PanAmericano para 2007 e fazer um trabalho, junto com o Ministério da Educação, para o desenvolvimento do esporte na escola, que já esta em fase final de elaboração.


