Professores da Ilha de Cabo Verde, na África, estão no Ceará para conhecer o Projeto Escola Ativa desenvolvido pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), financiado pelo Banco Mundial e que vêm sendo implantados em vários Países. Ontem, eles estiveram em Maranguape para visitar a Escola de Ensino Fundamental José Abdon, na Serra do Lajedo, no Maciço de Baturité.
A visita teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os professores de Cabo Verde e os professores das escolas brasileiras que adotaram a metodologia do Projeto de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Escola Ativa. ‘‘O intercâmbio vai proporcionar aos países que estão em processo de implantação da Escola Ativa, um conhecimento maior sobre a metodologia que centra a educação na participação do próprio aluno, através de grupos de estudos e material didático produzido a partir da realidade da comunidade’’, explica Seina Maria Brito Rodrigues, supervisora do Fundo Escola.
Para os professores de Cabo Verde, Filomena Pereira e Dionísio Firmino, o Projeto Escola Ativa foi implantado recentemente em seu País e que, no momento, está na etapa de avaliação da real situação das escolas e, a partir daí, elaborar o plano de trabalho. ‘‘Nossos professores já foram capacitados, agora estamos conhecendo a experiência de outros países para entender melhor e criar o nosso próprio programa’’, diz Filomena.


