Com a finalidade de enfatizar a importância da literatura na construção do pensamento infantil, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar quarta-feira (dia 30) uma palestra com a doutora em Educação pela Unicamp Cleide Vitor Mussini Batista, voltada para professores regentes de oficinas em bibliotecas. A discussão é mais uma das atividades que estão ocorrendo durante o II Encontro de Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino, no teatro Zaqueu de Melo, que teve início na última segunda-feira (dia 28) e vai até quinta-feira (dia 31). A palestra será ministrada às 8h30 e também às 14h.
Cleide disse durante as oficinas e palestras que ministra, procura destacar a importância da leitura realizada por professores, para que possam despertar o hábito nos alunos. “Assim como tenho paixão pela literatura, tento seduzi-los e contaminá-los por meio do olhar, gesto e fala”, disse. “Eles têm de ter empatia pela história que estão contando, pois quando trabalham melhor a entonação, pontuação e dramatização, estimulam o gosto e a vontade.”
A professora disse que, durante a palestra, vai abordar as etapas de desenvolvimento da criança. “Segundo Piaget, existem as fases sensório motor, de zero a dois anos, e a pré-operacional, de dois a sete anos. Vou mostrar os tipos de livros que devem ser trabalhados nessas idades e a importância dos contos nesse período em que a criança relaciona a fantasia com a realidade”, explicou.
Cleide destacou a necessidade da leitura para as crianças no sentido de dar subsídios à escrita. “Elas (as crianças) se baseiam na literatura, tanto que, muitas vezes, começam os textos com ‘Era uma vez’ e terminam com ‘(…) e todos foram felizes para sempre’. Quem lê bastante tem mais criatividade para escrever”, relatou.
“Às vezes, o professor tentar utilizar a literatura como arma de silêncio. Em vez de despertar o hábito da leitura, acaba criando um desprazer”, lamentou Cleide. Para reverter essa situação, a palestrante vai enfatizar a necessidade de os professores contarem histórias para todas as idades. “Existem diversas formas de fazer isso. Vou mostrar as possibilidades durante a palestra, além de contar histórias de contos de fadas, fábulas e de um autor que adoro: Ziraldo.”


