As inscrições do VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que acontece entre 16 e 20 de setembro na PUC-SP, já estão abertas. Organizado em duas modalidades – conferências e círculos de cultura –, o encontro dispõe ao(a) interessado(a) assistir as cinco conferências, que acontecerão nos dois primeiros dias e apresentar trabalhos para os círculos nos dois últimos. As conferências são abertas a todos os inscritos. Nos círculos de cultura poderão participar apenas os que inscreverem trabalhos (ensaios, análises, artigos científicos, relatos de experiências, entre outros). Para esses últimos, é necessário observar as orientações sobre “inscrições de trabalhos” no site do evento (www.forumpaulofreire.org). Haverá também atividades culturais, programadas pelo Fórum ou sugeridas a partir do roteiro cultural da cidade. Abertas a todos os participantes do encontro, essas atividades têm vagas limitadas de acordo com os respectivos espaços em que ocorrerão.
A sexta edição do encontro mundial, que há dez anos reúne pessoas que compartilham e vivenciam as concepções freirianas, traz os 40 anos da Pedagogia do Oprimido para o centro da discussão, além de outros assuntos. Escrita em 1968, no Chile, foi traduzida para mais de 30 idiomas, tornando-se a mais importante obra do autor e a principal referência mundial para o entendimento e a prática da pedagogia libertadora. Nela, Paulo Freire discute temas como conscientização, revolução, diálogo, cooperação que, entre outros, sustentam a sua concepção de educação.
Programação
16/09
8h30 às 12h30 l Conferência 1 – Globalização e os desafios da educação libertadora
* Carlos Torres (Universidade da Califórnia – IPF Los Angeles)
* Antônio Teodoro (Universidade Lusófona – IPF Portugal)
* Ladislau Dowbor (PUC-SP)
* Mario Sérgio Cortella (PUC-SP)
* Luiza Cortesão (Universidade do Porto e IPF – Portugal)
Coordenação: Benno Sander
14h às 18h l Conferência 2 – Paradigmas freirianos e movimentos sociais
* Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp – IPF)
* Danilo Streck (Unisinos)
* Pep Aparicio (IPF Valência – Espanha)
* José Eustáquio Romão (IPF – Uninove)
Coordenação: Salete Camba (IPF – Brasil)
17/09
8h30 às 12h30 l Conferência 3 – Pedagogia do Oprimido: 40 anos depois
* Afonso Scocuglia (UFPB)
* Alipio Casali (PUC-SP)
* Celso Beisiegel (USP)
* Silvia Manfredi (IPF – Itália)
* Miguel Escobar (Universidade do México)
Coordenação: Ângela Antunes (IPF – Brasil)
14h às 18h l Conferência 4 – Paulo Freire: legado e reinvenção
* Ana Maria Saul (PUC-SP)
* Reinaldo Fleuri (UFSC)
* Ivor Baatjes (IPF – África do Sul)
* Florenço Varela (Cabo Verde)
* Oscar Jara (Costa Rica)
* Eliete Santiago (UFPE – Centro Paulo Freire)
Coordenação: Marina Felldman (PUC-SP)
19h às 22h l Conferência 5 – Paulo Freire, arte e cultura
* Thiago de Mello (Poeta e escritor)
* Elisa Larkin (IPEAFRO)
* Peter Lownds (Universidade da Califórnia – IPF Los Angeles)
* Augusto Boal (a confirmar)
Coordenação: Paulo Roberto Padilha
O Fórum
O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado do educador e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, pesquisas e práticas na perspectiva de sua filosofia.
Encontros anteriores e temáticas:
1998 – São Paulo (Brasil) – O Legado de Paulo Freire.
2000 – Bologna (Itália) – O Método Paulo Freire e as Novas Tecnologias.
2002 – Los Angeles (EUA) – Educação: o Sonho Possível.
2004 – Porto (Portugal) – Caminhando para uma Cidadania Multicultural.
2006 – Valência (Espanha) – Sendas de Freire: Opressões, Resistências e Emancipações em um Novo Paradigma de Vida.
Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido
Data: 16 a 20 de setembro de 2008
Local: PUC-SP l Rua Monte Alegre, 984 l Perdizes l São Paulo l SP l Brasil
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mais informações:
Rio de Janeiro – T: 55 11 2797 3140 / Karine Muller / karine@paulofreire.org
São Paulo – T: 55 11 3021 5536 / imprensa@forumpaulofreire.org / Thaís Chita / Janaina Abreu / Lina Rosa
Informações a respeito permanentemente atualizadas no site: www.paulofreire.org


