Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Evento sobre meio ambiente vai reunir estudantes de todo o país

Todas as notícias Categorias

19/11/2013 Undime

Evento sobre meio ambiente vai reunir estudantes de todo o país

A 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será aberta no sábado, 23, e se estende até 28 de novembro. O evento reúne em Luziânia (GO), 1.077 participantes, sendo 673 estudantes de 11 a 14 anos de idade, que representam as 18 mil escolas que aderiram à conferência, e cerca de 250 educadores de todas as unidades da Federação. Participam também técnicos dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e oficineiros.

Durante seis dias, os alunos vão discutir o tema da 4ª Conferência ? Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis ? e os subtemas ? terra, água, fogo e ar ?, além de participar de oficinas e de atividades culturais. Esta quarta edição do evento conta com a maior adesão de escolas, nos dez anos de realização de conferências infantojuvenis, informa Clélia Brandão, diretora de políticas em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

A dinâmica da conferência nacional, explica Clélia Brandão, é de atividades em grupos, em que os estudantes vão apresentar e discutir os projetos de ação das escolas que foram trabalhados durante o ano de 2013 e debater formas de agir para transformar as escolas em espaços educadores sustentáveis. São 13 tipos de oficinas que vão abordar como usar técnicas de rádio, publicidade, fotografia, teatro, entre outras, para tratar temas ambientais dentro e fora da escola.

Na tarde da segunda-feira, 25, os participantes da conferência terão um encontro, no Palácio do Planalto, com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Escolas sustentáveis - Os educadores que participam da conferência, cerca de 250, têm uma série de atividades específicas para que as ações tenham continuidade. No domingo, 24, por exemplo, eles vão conhecer o Programa Nacional Escolas Sustentáveis. O programa selecionou 10 mil escolas situadas em 310 municípios com vulnerabilidade ambiental - áreas de risco (deslizamentos, enchentes), que participaram de edições anteriores da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que têm professores com formação na área e que têm estruturada a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida). Elas receberão verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola ? PDDE Escolas Sustentáveis, para concretizar projetos.

Trajetória - Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ? vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, contou 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas. Em 2008/2009, o evento mobilizou 11.630 escolas.

Acesse o guia da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Autor: MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19250:evento-sobre-meio-ambiente-vai-reunir-estudantes-de-todo-o-pais&catid=211&Itemid=86

Parceria institucional