Deputados divulgam manifesto pela Educação

Picture of undime

undime

Os dez deputados mais jovens da Câmara lançaram hoje um manifesto pela criação de um Pacto Nacional pela Educação. O manifesto revela que o Brasil registra 47 milhões de subescolarizados, dos quais 15 milhões são analfabetos. O ministro da Educação, Cristóvam Buarque, presente à solenidade, destacou que o país precisa de um movimento que mobilize a sociedade para resolver os problemas enfrentados no setor educacional. Ele assinalou que é necessário mudar a ótica das políticas oficiais de desenvolvimento. “Temos que resolver o social para crescer e não crescer para resolver o social”, disse o Cristóvam Buarque.

O ministro afirmou que o Manifesto dos 10 vai contribuir para mobilizar a sociedade em torno de princípios como a necessidade de se criar novas lideranças capazes enfrentar as questões educacionais, o combate a injustiça, a consolidação do parlamento como um instrumento de transformação a realidade nacional. O ministro lembrou que o documento foi assinado por parlamentares de diferentes partidos, terá caráter nacional e vai contribuir para a identificação de soluções para aperfeiçoar a política educacional brasileira.

Movimento Nacional

O coordenador do Manifesto dos 10, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), informou que o movimento pela educação não se restringe aos parlamentares jovens, mas pretende atingir a todos os parlamentares. Ele informou que a frente pelo Pacto Nacional pela Educação já conta com mais de 30 deputados.

O presidente da Comissão de Educação, Gastão Vieira (PMDB-MA), assinalou que a pauta da Comissão neste ano tem sido extensa. “Temos muitos problemas a resolver, mas o principal é a falta de recursos para implementar os projetos do Ministério da Educação”. Na semana que vem, os integrantes da Comissão de Educação se encontrarão com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, para cobrar a liberação dos recursos para os programas educacionais. Atualmente, todos os recursos para a educação estão contingenciados pelo Governo”, disse Vieira.

Os parlamentares que assinaram o Manifesto dos 10 foram: Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), Davi Alcolumbre (PDT-AP), Fábio Souto (PFL-BA), Junior Betão (PPS-AC), Leandro Vilela (PMDB-GO), Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Luciano Leitoa (PDT-MA), Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), Odair José da Cunha (PT-MG) Reginaldo Lopes (PT-MG).

Assine nossa newsletter