30/07/2008 Undime
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) realiza, nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto, no Hotel Holiday In, em Porto Alegre-RS, a III Reunião Ordinária de 2008. A abertura do encontro será feita pela governadora, Yeda Crusis, pela secretária de estado de educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, e pela presidente do Consed e secretária de educação de Tocantins, Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
O tema dessa reunião do Conselho será: Formação e Currículo. No primeiro dia (quinta-feira), os secretários assistem à palestra “Currículo e o impacto na formação dos professores”, e debatem o tema com especialistas. Em seguida, haverá uma mesa com as experiências estaduais sobre as diretrizes curriculares do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba. Durante a palestra “Universidades: Revendo estratégias de formação de professores” os secretários do Acre, Paraná e Tocantins socializam os projetos implementados para a formação de professores.
Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Piso Salarial do Magistério e Emendas da Reforma Tributária estarão em foco no segundo dia da reunião durante o painel “Financiamento da Educação Básica”, coordenado pela presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e com a participação da secretária Mariza Abreu.
Na oportunidade, a professora Mariza Abreu apresentará o estudo encomendado pelo Consed ao professor da Universidade Católica de Brasília, Cândido Gomes, sobre o impacto do Piso Salarial do Magistério nos estados. Sancionado no último dia 16 de julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto institui o piso nacional dos professores no valor de R$ 950. O estudo do Consed vai avaliar como este piso afetará o orçamento das secretarias.
Ainda estará em debate no segundo dia a “Diversidade nas Comissões Especiais”, no qual serão apresentados as ações das comissões do Consed de Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Tecnologias Educacionais; e a experiência da secretaria de educação de Alagoas na implementação da Lei 10.639/2003, com a palestra “Identidade Negra: construindo em Alagoas uma educação plural”. O dia também será dedicado aos parceiros do Consed que apresentarão as iniciativas em curso para 2008.
SERVIÇO:
Pauta: III Fórum dos Secretários Estaduais de Educação 2008.
Dias: 31 de julho e 1º de agosto de 2008.
Local: Hotel Holiday In, Porto Alegre – Rio Grande do Sul.
Mais informações: Vivian Danielle - Assessora de Comunicação do Consed
(61) 3322 8759 / (61) 7813-9961
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) realiza, nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto, no Hotel Holiday In, em Porto Alegre-RS, a III Reunião Ordinária de 2008. A abertura do encontro será feita pela governadora, Yeda Crusis, pela secretária de estado de educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, e pela presidente do Consed e secretária de educação de Tocantins, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. O tema dessa reunião do Conselho será: Formação e Currículo. No primeiro dia (quinta-feira), os secretários assistem à palestra “Currículo e o impacto na formação dos professores”, e debatem o tema com especialistas. Em seguida, haverá uma mesa com as experiências estaduais sobre as diretrizes curriculares do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba. Durante a palestra “Universidades: Revendo estratégias de formação de professores” os secretários do Acre, Paraná e Tocantins socializam os projetos implementados para a formação de professores. Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Piso Salarial do Magistério e Emendas da Reforma Tributária estarão em foco no segundo dia da reunião durante o painel “Financiamento da Educação Básica”, coordenado pela presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e com a participação da secretária Mariza Abreu. Na oportunidade, a professora Mariza Abreu apresentará o estudo encomendado pelo Consed ao professor da Universidade Católica de Brasília, Cândido Gomes, sobre o impacto do Piso Salarial do Magistério nos estados. Sancionado no último dia 16 de julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto institui o piso nacional dos professores no valor de R$ 950. O estudo do Consed vai avaliar como este piso afetará o orçamento das secretarias. Ainda estará em debate no segundo dia a “Diversidade nas Comissões Especiais”, no qual serão apresentados as ações das comissões do Consed de Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Tecnologias Educacionais; e a experiência da secretaria de educação de Alagoas na implementação da Lei 10.639/2003, com a palestra “Identidade Negra: construindo em Alagoas uma educação plural”. O dia também será dedicado aos parceiros do Consed que apresentarão as iniciativas em curso para 2008. SERVIÇO: Pauta: III Fórum dos Secretários Estaduais de Educação 2008. Dias: 31 de julho e 1º de agosto de 2008. Local: Hotel Holiday In, Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Mais informações: Vivian Danielle - Assessora de Comunicação do Consed (61) 3322 8759 / (61) 7813-9961