O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, será lembrado na Câmara dos Deputados com um ato para reivindicar mais verbas para a educação. Ontem, 1º, deputados da bancada do magistério do PT reuniram-se com o presidente da Casa, João Paulo Cunha, para definir uma série de compromissos cujo objetivo é levar adiante o pleito de mais recursos para a pasta.
De acordo com informações dos deputados, o Fundo do Ensino Fundamental – Fundef, tem previstos para o ano que vem cerca de R$ 700 milhões. Pelo que determina a legislação vigente, esse valor deveria ser de R$ 4 bilhões. Um aporte ainda maior, e que englobe a criação do Fundo da Educação Básica – Fundeb, também é reivindicada pelos deputados.
Com o presidente João Paulo ficou decidido que a reivindicação será levada para a Comissão de Educação e Cultura – CEC e estendida a outros partidos, de modo a se criar um movimento amplo. Os deputados vão se mobilizar ainda para uma audiência específica com o relator do Orçamento Geral da União – Jorge Bittar – PT/RJ.
Além dos parlamentares petistas Carlos Abicalil – MT, Fátima Bezerra – MA, Neyde Aparecida – GO, Iara Bernardi – SP e Ivan Valente – SP, participaram do encontro diversas entidades ligadas à educação, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e a Ação Educativa.


