Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Ministério da Justiça lança campanha de incentivo a criação de arquivos públicos

Todas as notícias Categorias

02/12/2014 Undime

Ministério da Justiça lança campanha de incentivo a criação de arquivos públicos

Facebook_900x900px

O Ministério da Justiça, em parceria com o Arquivo Nacional, vai lançar, na próxima sexta-feira (5), uma campanha para criação de arquivos públicos municipais. A ideia é incentivar os gestores municipais para a criação dos arquivos públicos e conscientizar a população da importância do arquivo municipal para preservar a memória, garantir direitos e promover a cidadania.

De acordo com informações do Ministério da Justiça, dos 5.570 municípios brasileiros, 97% não possuem arquivos. Os poucos arquivos públicos municipais existentes e as precárias condições dos já existentes provocam limitações na execução de políticas de gestão, preservação e acesso aos documentos. Fato que atinge diretamente os cidadãos na defesa de seus direitos fundamentais de acesso às informações públicas.

O lançamento oficial da campanha será realizado no dia 5 de dezembro, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Após o lançamento, além da continuidade das ações de comunicação e parcerias institucionais, o Arquivo Nacional intensificará o trabalho feito em articulação com estados e municípios, oferecendo capacitação e apoio técnico para as cidades que estejam em processo de criação do arquivo público municipal.

Autor: Undime com informações do Ministério da Justiça

Parceria institucional