Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Boletins com resultados da Prova Brasil 2013 estão disponíveis

Todas as notícias Categorias

03/12/2014 Undime

Boletins com resultados da Prova Brasil 2013 estão disponíveis

02

As escolas já podem acessar o boletim com os resultados e as informações contextualizadas referentes à Prova Brasil 2013. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o acesso às informações por meio do portal.

O boletim, por escola, apresenta indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho e as médias de desempenho de "Escolas Similares", que expressam os resultados de um grupo de escolas com características semelhantes.

Os dados apresentados têm como objetivo servir de subsídio para o diagnóstico, a reflexão e o planejamento do trabalho pedagógico da escola, além de serem úteis para a formulação de ações e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

Para acessar o boletim é preciso informar, na página do Inep, o código da escola, a Unidade Federativa à qual ela está situada, o município e a dependência administrativa.

Para auxiliar a análise dos resultados, o Inep divulgou uma Nota Explicativa da Prova Brasil 2013. O documento apresenta as normas, a metodologia, os processos de aplicação, o cálculo dos resultados de desempenho e de divulgação da Prova Brasil 2013, assim como comentários sobre a contextualização e a análise dos resultados.

O Inep divulgou outras notas técnicas que fundamentam os indicadores contextuais da Prova Brasil 2013 e o grupo das "Escolas Similares". São elas:

Nota Técnica do Indicador de Nível Socioeconômico ? INSE (clique aqui)

Nota Técnica do Indicador de Formação Docente (clique aqui)

Nota Técnica sobre o Perfil de Escolas Similares (clique aqui)

Entenda! A Prova Brasil tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas. Por isso, colhe informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e em Matemática. A Prova avalia alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. Considerando o universo de referência, a avaliação é censitária, e oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.

Autor: Undime com informações do Inep


Parceria institucional