O projeto Arte Refletida estréia com a proposta de resgatar a vida e a obra de 13 artistas plásticos de Minas Gerais, criadores de painéis que decoram escolas municipais da capital há 30 anos. São 13 documentários, e o primeiro lançamento foi segunda-feira, dia 18, no Museu Histórico Abílio Barreto.
O vídeo, intitulado “No Jardim de Bax”, traz para a tela Petrônio Bax, artista discípulo de Guignard, que completa 80 anos em 2007, em plena atividade. Além dele, Sara Ávila, Eduardo de Paula, Chanina, Jarbas Juarez, Maria Helena Andrés, Heider Silva, Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso, Yara Tupinambá, Arlinda Corrêa Lima, Inimá de Paula e Wilde Lacerda são homenageados no projeto.
Os 13 artistas entraram nas escolas municipais de Belo Horizonte nos anos 70, por meio de Orlando Vaz Filho, então secretário de Educação da cidade. Com uma gestão arrojada, em seu período à frente da secretaria foram construídas 10 escolas municipais, que se juntaram às três existentes. Valorizando a arte e os novos artistas que despontavam em Belo Horizonte, Vaz os convidou para criar painéis que iriam decorar as novas e antigas escolas da capital.
Atualmente, a grande maioria dos painéis está bastante deteriorada e muitos artistas não concordam com as restaurações possíveis, além disso muitas delas se tornaram inexeqüíveis. Desta maneira, o projeto Arte Refletida busca resgatar, de forma educativa, a vida e a obra destes artistas, sobretudo em meio aos alunos das escolas municipais.
As atividades do projeto seguem até o final de 2007. Os 13 vídeos, com tiragem de 400 cópias, serão distribuídos e exibidos nas escolas municipais. Além deles, o projeto promoverá trabalhos com alunos e professores e palestras sobre arte contemporânea nas escolas.
Informações para a imprensa na Secretaria Municipal de Educação: 31 3277 8600


