Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral

Picture of undime

undime

O Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral acontece de 15 a 17 de agosto no Memorial da América Latina em São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Itaú Social e Unicef com a coordenação do Cenpec, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Canal Futura.

O objetivo do Seminário é difundir e fortalecer o conceito de Educação Integral como um direito das crianças e adolescentes brasileiros que deve ser considerado na construção de políticas públicas multisetoriais e redes. O evento contará com a presença de autoridades do poder público e especialistas das áreas de educação, assistência social e cultura como: profa. Caterina Koltai, psicanalista; sr. Marcelo Garcia, presidente do Congemas e Secretário da Assistência Social do Rio de Janeiro; sra. Guiomar Namo de Mello, educadora, ex-secretária da Educação da cidade de São Paulo; profa. Terezinha Azeredo Rios, professora da PUC-SP; profa. Sandra Corazza, prof. da Unisinos; prof. Fernando Abrucio, professor da PUC-SP e FGV-SP; sr. Ricardo Henriques, economista e secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; sra. Maria Helena de Guimarães Castro, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; prof. Ladislaw Dowbor, professor de pós-graduação da PUC-SP e outros. 

O público-alvo é formado por gestores e educadores de ONGs, técnicos do poder público, profissionais de educação, cultura e esportes e demais interessados.  Os organizadores esperam cerca de 1.000 participantes de todo o País. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cenpec.org.br ou no local para as vagas disponíveis. Mais informações pelo site www.educpart.org.br e telefone 0800 7017104. 

O Seminário propõe o engajamento da sociedade e a mobilização dos muitos lugares de aprendizagem na construção de redes capazes de promover a educação integral, por meio do debate das diversas políticas e arranjos de construção e implementação da educação integral acontecendo por todo o país. As palestras, oficinas e fóruns debaterão os temas: Propósitos da Educação Integral; Projetos Pedagógicos; Propostas de Políticas Públicas; Monitoramento e Avaliação de Resultados e Redes para Educação Integral. 

A Educação Integral visa promover o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes por meio da ampliação de oportunidades de aprendizado, da convivência social, do repertório cultural, da aquisição de informações, o acesso e uso de tecnologias e o incentivo à participação na vida pública. Considerando que a aprendizagem pode ocorrer em muitos espaços além da escola, na prática, a Educação Integral apresenta diversos formatos – ampliação do tempo de permanência do aluno na escola com a inclusão de oficinas e outras atividades, a parceria com ONGs que atendem as crianças em horário alternado ao escolar ou a utilização monitorada e integrada de espaços e equipamentos públicos (clubes, bibliotecas, museus etc). 

Sobre o Prêmio Itaú-Unicef – O Seminário Nacional Tecendo Redes é um desdobramento do Prêmio Itaú-Unicef que desde 1995 tem mobilizado e valorizado os muitos sujeitos e lugares de aprendizagem, compreendendo que crianças e adolescentes vulnerabilizados pela pobreza necessitam desenvolver e ampliar seu universo de experiências culturais, lúdicas e socializadoras para conquistar uma educação com mais qualidade e mais oportunidades.  Para mais informações sobre o Prêmio Itaú-Unicef acesse os sites: www.fundacaoitausocial.org.br; www.educpart.org.br. 

Cristina Fernandes de Souza
Programa Educação & Participação
Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Telefone: 11 2132 9058

Notícias recentes

Assine nossa newsletter