A Prefeitura de Belo Horizonte/ MG vai informatizar todas as 28 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei). A perspectiva para 2006 é que todas as escolas para as crianças com até seis anos sejam equipadas com no mínimo quatro computadores ligados em rede e conectados à internet banda larga. O projeto de inclusão digital na Rede Municipal de Educação recebeu, nos últimos três anos, um investimento de cerca de R$ 15 milhões.
Os novos equipamentos serão instalados nas salas de coordenação, secretarias, brinquedoteca e sala dos professores. A implementação da proposta tem o custo inicial estimado em R$ 400 mil e faz parte dos investimentos da Prefeitura para ampliar a inclusão digital na rede municipal.
Além da informatização das Umeis, ainda no primeiro semestre deste ano, todas as escolas que apresentam espaço físico para a construção de uma sala de informática serão contempladas. A previsão é que sejam construídas 81 novas salas, passando das atuais 73 para 154 escolas municipais com salas de informática em funcionamento.
Atualmente, todas as 182 escolas estão conectadas à Rede Municipal de Informática (RMI), com acesso permanente à Internet em banda larga. A informatização possibilita o atendimento a cerca de 180 mil alunos e mais de dez mil professores.


