Mais proteção nas escolas

Picture of undime

undime

Um olhar amedrontado, um choro abafado, uma nota ruim na prova. Sinais que passam despercebidos na sala de aula, mas que podem indicar a existência de abuso sexual ou maus-tratos em crianças e adolescentes. Para permitir o diagnóstico de qualquer tipo de violência praticada contra menores, o Ministério da Educação (MEC) lançou ontem, em Recife, o programa Escola que Protege. O objetivo é capacitar professores para identificar os casos e encaminhar parentes e alunos à assistência social e psicológica.

O projeto-piloto vai atender, pelos próximos seis meses, a 480 crianças e adolescentes de Recife, Fortaleza e Belém. “Escolhemos as duas cidades porque é notório que nelas há muitos casos de turismo sexual e também devido aos programas já existentes de combate à exploração”, explica Leandro Sialho, coordenador-geral de Ações Educativas Complementares do MEC.

Belém participa da primeira fase do programa por estar na rota da exploração sexual de menores. “O professor é quem passa mais tempo com a criança e, por isso, é a pessoa mais indicada para diagnosticar os casos de abuso e violência”, acredita Sialho. Os 600 profissionais que participam da Escola que Protege foram capacitados pela organização não-governamental (ONG) Hathor, de Porto Alegre, que desenvolve projetos nessa área desde 1998.

“Como psicóloga, conheço casos de muitas crianças que sofrem abusos e comunicam isso aos professores e orientadores. O problema é que eles não sabem o que fazer, se sentem impotentes ou mesmo com medo de represálias”, conta Jussara Dutra, presidente da Hathor.

Conselhos tutelares

Identificado o problema, o professor aciona os conselhos tutelares, órgãos responsáveis por registrar casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes e encaminhá-los à Justiça. Nessa fase, entra a Escola de Pais, que oferece apoio psicopedagógico aos agressores responsáveis pelos menores. “Eles são obrigados a freqüentar as palestras, que tratam de temas como direitos humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica o coordenador-geral de Ações
Educativas Complementares do MEC.

Já as crianças e os adolescentes passarão por centros de acolhimento, onde receberão apoio social e psicológico. Cada município conta com quatro psicólogos, dois assistentes sociais e um coordenador.

Segundo Leandro Sialho, em seis meses será possível avaliar os resultados do programa. A idéia é que, a partir do ano que vem, o
Escola que Protege seja incluído nas políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes. “Toda rede de ensino será capacitada a partir de multiplicadores do programa”, afirma.

Escolhida para sediar o lançamento do programa, Recife recebeu ontem o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques. O prefeito da cidade, João Paulo Lima e Silva (PT), diz que está confiante na redução dos índices de violência de Recife. “Nossa expectativa é muito boa. Esse projeto reflete a preocupação do governo federal com a criança e o adolescente”, acredita.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter