Senhor do Bonfim, 13 de novembro de 2003
Companheiros e companheiras da Undime/ BA, sobretudo os Vice-Presidentes de Pólo:
A Equipe do MEC, como já tínhamos avisado a todos, estará em Salvador para fazer uma reunião em termos de Bahia, tendo como tema ou título “Capacitar para incluir”. É a grande preocupação com a educação inclusiva.
Embora deva a equipe entrar em contato direto com os vice-presidentes de Pólo, informo o que segue:
1. O Encontro será nos dias 26 e 27 de novembro, no Grande Hotel da Barra e não mais no auditório da Proex, como se tinha decidido anteriormente;
2. Cada pólo poderá enviar quatro (4) pessoas escolhidas e que possam
socializar, ao retornar, para todo o pólo, o que ocorrer no encontro.
Sugerem a escolha de alguém de dentro da escola (1), representante da
sociedade civil (1), coordenação pedagógica (1), bolsa escola (1);
3. Os principais objetivos do evento são:
a) eliminar o elevado grau de inadimplência do sistema de controle de
freqüência escolar;
b) ampliar o foco das ações educativas complementares, atualmente restritas às crianças e adolescentes que participam dos programas, de modo a contemplar as famílias beneficiárias dos programas e a contribuir para o cumprimento de outros objetivos estratégicos do Ministério da Educação;
c) aumentar o grau de descentralização operacional dos Programas,
desenvolvendo a participação dos municípios;
d) assegurar a interlocução satisfatória entre o Ministério da Educação e seus parceiros regionais e municipais;
e) fortalecer o compromisso do Governo Federal com o resgate da cidadania e a promoção social, abolindo o caráter paternalista, clientelista e assistencialista de programas sociais implementados no passado recente.
Saudações undimianas,
Paulo Machado


