Produtores rurais da Paraíba vão ajudar programa de alfabetização

Picture of undime

undime

O Rural Paraíba, conselho formado por representantes das entidades representativas do setor primário na Paraíba, vai apoiar o programa de alfabetização de jovens e adultos, acordado em reunião com o Secretário da Educação do Estado, Prof. Neroaldo Pontes. Os empresários e produtores rurais propuseram, como uma das formas de ajuda, o uso de habitações que poderiam ser utilizadas como salas de aulas em muitas propriedades rurais, ou mesmo salas de aulas de antigas escolas rurais existentes em engenhos e destilarias.

Um programa de alfabetização e formação de mão-de-obra já aplicado pelo Senar na Paraíba e bem sucedido, foi lembrado pelo Superintendente do Senar, Eng. Joaquim Carneiro Osterne, como uma possível parceria. Para o Senar, o fato desta entidade contar com instrutores e mobilizadores já treinados no método Paulo Freire poderá acelerar o processo. Os produtores rurais enfatizaram a disposição de colaborar com a Secretaria da Educação na zona rural.

O vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, ofereceu as instalações da Estação Experimental de Camaratuba, contendo salas de aula adequadas para o treinamento de professores na educação ambiental, uma vez que, nesta estação, é desenvolvido um programa de produção dos inimigos naturais para o combate às pragas na lavoura canavieira, evitando o uso de pesticidas.

O Secretário Neroaldo Pontes foi informado, ainda, de que várias usinas de açúcar e álcool mantêm reservas permanentes de mata atlântica, que já têm sido visitadas por escolas, como os casos da Usina Miriri, Usina Giasa e da Usina São João.

O Rural Paraíba é composto por todas as entidades do setor rural e participam a Federação da Agricultura e Pecuária, o Senar Serviço Nacional de Aprendi-zagem Rural, Associação Parai-bana de Caprino e Ovinocultura, o Sindicato da Indústria do Álcool e o Sindicato da Indústria do Açúcar na Paraíba.

Notícias recentes

Assine nossa newsletter