03/05/2007 Undime
A cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, sediará entre os dias 8 e 11 de outubro, um dos mais importantes eventos sobre educação musical do país e da América Latina: o XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o Congresso Regional da ISME (International Society for Music Education (ISME) na América Latina 2007. A edição deste ano traz como tema "Educação musical na América Latina: concepções, funções e ações".
O evento duplo será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela organização do encontro. Em seu Departamento de Comunicação e Artes, a UFMS abriga há quase cinco anos o curso de Licenciatura em Música, iniciativa pioneira no Estado que vem contribuindo para incrementar a vida musical de Campo Grande e Mato Grosso do Sul e preparar educadores musicais para atuar nos diversos campos de trabalho oferecidos, seja na iniciativa privada ou em instituições públicas de ensino.
Durante quatro dias, os participantes contarão com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações artísticas. Professores, pesquisadores de música, músicos, artistas, compositores, estudantes e educadores estarão reunidos com o objetivo de refletir sobre o movimento e o caminho da educação musical no Brasil e na América Latina, considerando suas diversas manifestações culturais, e propor práticas que possibilitem um ensino significativo em música.
Participantes poderão expor seus trabalhos no evento
Com o propósito de incentivar o debate sobre educação musical, a ABEM convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes a submeterem trabalhos para apresentação durante o XVI Encontro Anual de Educação Musical. A seleção dos trabalhos estará a cargo do Comitê Científico do Evento.
Os trabalhos devem ser enviados até o dia 03 de junho de 2007 à Coordenação do Comitê Científico do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME (International Society for Music Education) da América Latina – 2007 através do sistema OpenConf, no endereço eletrônico: http://www.cpd1.ufmt.br/ismeabem ou através do link correspondente disponível na página do evento: http://abem2007.vila.bol.com.br/
As propostas deverão estar enquadradas nas seguintes categorias: “Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento”, “Pesquisa Concluída” e “Relato de Experiência”.
Para os expositores brasileiros é necessário ser sócio da ABEM e estar em dia com as anuidades. Os expositores residentes em outros países também poderão se inscrever.
As normas completas estão disponíveis na página http://abem2007.vilabol.uol.com.br/index.html no link “chamada de trabalhos”.
Cursos
Um dos atrativos do evento será a variedade de cursos ministrados por professores de universidades brasileiras, como UFRGS, UFBA, UEL, UNIRIO, UFSCar, UNESP, UNB, UFMS e UFRP e por educadores da Argentina, Chile e México. A maioria dos cursos já estão confirmados. Confira:
• Sociologia da educação musical - Jusamara Souza (UFRGS)
• Estratégias para o ensino coletivo de violão - Cristina Tourinho (UFBA)
• Introdução à construção de instrumentos musicais - Júlio Feliz (UFMS)
• Projetos Sociais e Educação Musical: Sistematização, avaliação e disseminação - Magali Kleber (UEL)
• Expressão corporal, movimento e dança na educação musical - Ilza Joly (UFSCar)
• Pedagogia Musical Contemporânea: a metodologia das Oficinas de Música - José Nunes Fernandes (UNIRIO)
• Introdução à composição para educadores musicais - Jamary Oliveira (UFBA)
• Avaliação em educação musical - Luciana Del Ben (UFRGS)
• Noções básicas da Abordagem Musical CLATEC na Educação Inclusiva
(Atividades musicais de construção de instrumentos, literatura, apreciação, técnica, execução e criação) - Brasilena Trindade (Bahia)
• Ensino de violão no curso de Licenciatura em Música - Marcelo Fernandes (UFMS)
• O lúdico e a criação musical como instrumento de formação - Carlos Kater
• Research in music education -Janet Mills e Rosie Burt (Royal College of Music – Londres)
• La educacion musical como práctica: visiones desde la inquisicion filosófica - Ana Lucia Frega (Argentina)
• Hacer música. Fundamentos aportados por la Psicología de la Música-Sílvia Malbrán (Argentina)
• Texturas sonoras: Un acercamiento a la musica contemporânea - Ana Tereza Sepúlveda (Chile)
• Avances recientes de las investigaciones sobre la psicologìa social de la musica -Íris Galícia (México)
• Regência Coral - Agnes Schmelling (UNISINOS)
• Acercando a los niños a la música académica contemporánea, de la mano de la flauta dulce - Dina Graetzer (Argentina)
• Construindo experiências musicais com bebês e crianças pequenas-Esther Beyer (UFRGS)
• Educação Musical na Contemporaneidade: voz, movimento e criação -Marisa Fonterrada (UNESP)
• Desenvolvendo competências musicais: idéias em musicalização infantil-Beatriz Ilari (UFPR)
• Improvisação (piano)- Isabel Montandon (UNB)
• Desenvolvimento da Percepção Musical na Prática da Educação Musical - Cristina Grossi (UNB)
ABEM e a educação musical no Brasil
A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar, sistematizar e sedimentar o pensamento crítico, a pesquisa e a atuação na área da educação musical. Ao longo de seus 16 (dezesseis) anos, a ABEM vem promovendo encontros, debates e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da educação musical dos diversos níveis e contextos de ensino do país.
A International Society for Music Education (ISME) foi formada por uma conferência reunida pela UNESCO em 1953 com o objetivo de estimular a educação musical como parte importante da educação geral. Este tem sido o principal objetivo da ISME nas últimas décadas e continua a ser sua mais importante motivação.
Nos anos que se seguiram à sua constituição, a ISME gradualmente tornou-se o que é hoje: uma rede mundial voltada para educadores musicais que almejam ter seu trabalho reconhecido pelas demais disciplinas que envolvem a educação, pelas políticas culturais e legisladores e por organizações internacionais que promovem a cultura, educação, conservação e desenvolvimento de tradições culturais.
Auxiliadora do Carmo
Jornalista DRT-MS 187
Comissão de Divulgação e Marketing do XVI Encontro Anual da ABEM
Outras informações (67) 3345-7591 ou 3345-7590 – Departamento de Comunicação e Artes (DAC) ou através do e-mail abem_ufms@yahoo.com.br
A cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, sediará entre os dias 8 e 11 de outubro, um dos mais importantes eventos sobre educação musical do país e da América Latina: o XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o Congresso Regional da ISME (International Society for Music Education (ISME) na América Latina 2007. A edição deste ano traz como tema "Educação musical na América Latina: concepções, funções e ações". O evento duplo será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela organização do encontro. Em seu Departamento de Comunicação e Artes, a UFMS abriga há quase cinco anos o curso de Licenciatura em Música, iniciativa pioneira no Estado que vem contribuindo para incrementar a vida musical de Campo Grande e Mato Grosso do Sul e preparar educadores musicais para atuar nos diversos campos de trabalho oferecidos, seja na iniciativa privada ou em instituições públicas de ensino. Durante quatro dias, os participantes contarão com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações artísticas. Professores, pesquisadores de música, músicos, artistas, compositores, estudantes e educadores estarão reunidos com o objetivo de refletir sobre o movimento e o caminho da educação musical no Brasil e na América Latina, considerando suas diversas manifestações culturais, e propor práticas que possibilitem um ensino significativo em música. Participantes poderão expor seus trabalhos no evento Com o propósito de incentivar o debate sobre educação musical, a ABEM convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes a submeterem trabalhos para apresentação durante o XVI Encontro Anual de Educação Musical. A seleção dos trabalhos estará a cargo do Comitê Científico do Evento. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 03 de junho de 2007 à Coordenação do Comitê Científico do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME (International Society for Music Education) da América Latina – 2007 através do sistema OpenConf, no endereço eletrônico: http://www.cpd1.ufmt.br/ismeabem ou através do link correspondente disponível na página do evento: http://abem2007.vila.bol.com.br/ As propostas deverão estar enquadradas nas seguintes categorias: “Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento”, “Pesquisa Concluída” e “Relato de Experiência”. Para os expositores brasileiros é necessário ser sócio da ABEM e estar em dia com as anuidades. Os expositores residentes em outros países também poderão se inscrever. As normas completas estão disponíveis na página http://abem2007.vilabol.uol.com.br/index.html no link “chamada de trabalhos”. Cursos Um dos atrativos do evento será a variedade de cursos ministrados por professores de universidades brasileiras, como UFRGS, UFBA, UEL, UNIRIO, UFSCar, UNESP, UNB, UFMS e UFRP e por educadores da Argentina, Chile e México. A maioria dos cursos já estão confirmados. Confira: • Sociologia da educação musical - Jusamara Souza (UFRGS) • Estratégias para o ensino coletivo de violão - Cristina Tourinho (UFBA) • Introdução à construção de instrumentos musicais - Júlio Feliz (UFMS) • Projetos Sociais e Educação Musical: Sistematização, avaliação e disseminação - Magali Kleber (UEL) • Expressão corporal, movimento e dança na educação musical - Ilza Joly (UFSCar) • Pedagogia Musical Contemporânea: a metodologia das Oficinas de Música - José Nunes Fernandes (UNIRIO) • Introdução à composição para educadores musicais - Jamary Oliveira (UFBA) • Avaliação em educação musical - Luciana Del Ben (UFRGS) • Noções básicas da Abordagem Musical CLATEC na Educação Inclusiva (Atividades musicais de construção de instrumentos, literatura, apreciação, técnica, execução e criação) - Brasilena Trindade (Bahia) • Ensino de violão no curso de Licenciatura em Música - Marcelo Fernandes (UFMS) • O lúdico e a criação musical como instrumento de formação - Carlos Kater • Research in music education -Janet Mills e Rosie Burt (Royal College of Music – Londres) • La educacion musical como práctica: visiones desde la inquisicion filosófica - Ana Lucia Frega (Argentina) • Hacer música. Fundamentos aportados por la Psicología de la Música-Sílvia Malbrán (Argentina) • Texturas sonoras: Un acercamiento a la musica contemporânea - Ana Tereza Sepúlveda (Chile) • Avances recientes de las investigaciones sobre la psicologìa social de la musica -Íris Galícia (México) • Regência Coral - Agnes Schmelling (UNISINOS) • Acercando a los niños a la música académica contemporánea, de la mano de la flauta dulce - Dina Graetzer (Argentina) • Construindo experiências musicais com bebês e crianças pequenas-Esther Beyer (UFRGS) • Educação Musical na Contemporaneidade: voz, movimento e criação -Marisa Fonterrada (UNESP) • Desenvolvendo competências musicais: idéias em musicalização infantil-Beatriz Ilari (UFPR) • Improvisação (piano)- Isabel Montandon (UNB) • Desenvolvimento da Percepção Musical na Prática da Educação Musical - Cristina Grossi (UNB) ABEM e a educação musical no Brasil A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar, sistematizar e sedimentar o pensamento crítico, a pesquisa e a atuação na área da educação musical. Ao longo de seus 16 (dezesseis) anos, a ABEM vem promovendo encontros, debates e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da educação musical dos diversos níveis e contextos de ensino do país. A International Society for Music Education (ISME) foi formada por uma conferência reunida pela UNESCO em 1953 com o objetivo de estimular a educação musical como parte importante da educação geral. Este tem sido o principal objetivo da ISME nas últimas décadas e continua a ser sua mais importante motivação. Nos anos que se seguiram à sua constituição, a ISME gradualmente tornou-se o que é hoje: uma rede mundial voltada para educadores musicais que almejam ter seu trabalho reconhecido pelas demais disciplinas que envolvem a educação, pelas políticas culturais e legisladores e por organizações internacionais que promovem a cultura, educação, conservação e desenvolvimento de tradições culturais. Auxiliadora do Carmo Jornalista DRT-MS 187 Comissão de Divulgação e Marketing do XVI Encontro Anual da ABEM Outras informações (67) 3345-7591 ou 3345-7590 – Departamento de Comunicação e Artes (DAC) ou através do e-mail abem_ufms@yahoo.com.br