Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Canal Futura debate causas da evasão e do atraso escolar

Todas as notícias Categorias

30/05/2019 Undime

Canal Futura debate causas da evasão e do atraso escolar

A Educação Pública no Brasil vem avançando nos últimos 30 anos, sem ter ainda alcançado os resultados necessários. A nova temporada do programa “Entrevista”, que estreou nesta quarta-feira (29), às 22h, debateu dois fenômenos graves: evasão escolar e a distorção entre a idade do estudante e a série adequada.

Em “Entrevista: Evasão Escolar no Brasil”, a educadora Mônica Pinto, gerente geral de Desenvolvimento Institucional e Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, conversou com o economista Ricardo Paes de Barros – economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper – sobre o contexto do acesso e permanência de crianças e jovens na educação básica brasileira.

Atualmente, jovens repetem em média dois anos escolares, gerando o que se chama de distorção idade/série – só no Ensino Médio, cerca de 28% dos estudantes não estão estudando na série esperada. Além disso, um grande número de estudantes não conclui a Educação Básica, em especial o Ensino Médio (altas taxas de evasão escolar): 1 em cada 4 jovens sai da escola, sem terminar seus estudos.

Para resolver problemas sociais, é preciso construir soluções e estratégias com base em evidências. Na série de quatro episódios, o economista Ricardo Paes de Barros analisa o cenário no país e aponta políticas públicas e boas práticas que mostram caminhos para enfrentar os desafios da educação de jovens estudantes.

O Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede de instituições sociais em vários estados brasileiros. Aproximadamente 47 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são o Sesi – DN e Senai – DN, Fecomércio RJ / Sesc RJ / Senac RJ, FIESP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

Fonte: Futura

http://www.futura.org.br/nova-temporada-do-entrevista-debate-causas-da-evasao-e-do-atraso-escolar/ 


Parceria institucional