Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Candidatos à Prefeitura de Fortaleza assinam compromisso com a Primeira Infância; ação será realizada em vários municípios do Ceará

Todas as notícias Categorias

28/09/2016 Undime

Candidatos à Prefeitura de Fortaleza assinam compromisso com a Primeira Infância; ação será realizada em vários municípios do Ceará



A Rede Estadual da Primeira Infância no Ceará (REPI/ CE), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), reuniu sete candidatos à Prefeitura de Fortaleza para assinarem o “Termo de Compromisso com a Primeira Infância” se comprometendo a dar prioridade à pauta em seus planos de governo. O encontro foi realizado no dia 5 de setembro.

O termo de compromisso assumido faz referência a duas campanhas: “Criança é Prioridade – Compromisso dos candidatos à prefeitura com os direitos da primeira infância”, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e "Agenda prioritária para a Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas", iniciativa de um grupo formado por representantes de institutos, fundações, entidades, movimentos e por especialistas das áreas de educação, saúde e assistência social, a qual a Undime integra e contribuiu desde o princípio com a execução do projeto.

O acordo foi assinado pelo atual prefeito e candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT), pelos candidatos Capitão Wagner (PR) e Francisco Gonzaga (PSTU), pelos candidatos à vice-prefeito Elmano Freitas [representante da candidata Luzianne Lins - PT] e Nilton Araújo [representante do candidato Tin Gomes - PHS], assim como, por representantes dos candidatos João Alfredo (PSOL) e Ronaldo Martins (PRB). Heitor Férrer (PSB) não compareceu ao evento, mas no dia seguinte foi ao Ministério Público para assinar o termo de compromisso.

A ideia é que, com o apoio do Ministério Público do Ceará, todos os candidatos às prefeituras nos municípios assumam o compromisso com a Primeira Infância e assinem o termo.

Segundo a coordenadora da secretaria executiva da REPI/ CE, Luzia Laffite, cerca de 140 municípios cearenses já possuem Plano Municipal da Primeira Infância, sendo Fortaleza a primeira capital do país a tê-lo como Lei. “Hoje, a primeira infância do Estado é vista dentro de uma perspectiva cada vez mais intersetorial, integrada e integral. Para o pleito de 2016, a REPI convida aos 506 candidatos e candidatas às prefeituras, em uma parceria efetiva e reforçada com o Ministério Público, a assinar um termo de compromisso com as nossas crianças”, anunciou Luzia.

Na carta, os candidatos assinaram um termo expressando seu compromisso em priorizar o atendimento aos direitos das crianças em seu plano de governo. Em conformidade com o termo da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), indicada na campanha: E as crianças, candidato?; se comprometerão também com a "Agenda Prioritária da Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas"; e com a efetivação após eleito, do Pacto Municipal da Primeira Infância, de acordo com a Lei 13.257/ 2016 - Marco Legal da Primeira Infância.

Com esse instrumento de planejamento e gestão, o prefeito poderá utilizar melhor seus recursos, articulando a sociedade e as diferentes secretarias municipais responsáveis por atender as crianças – como educação, saúde, assistência social, planejamento urbano, entre outras.

Ambas as iniciativas podem ser aderidas por candidatos(as) às prefeituras de todos os municípios do país.

Saiba mais sobre as campanhas no link: https://goo.gl/UG972O 

Para assumir os compromissos:

“Criança é Prioridade – Compromisso dos candidatos à prefeitura com os direitos da primeira infância” (http://primeirainfancia.org.br/campanha-eleicoes-2016/)

"Agenda prioritária para a Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas" (http://agendaprimeirainfancia.org.br/)

Confira mais fotos:

Fonte: Undime com informações da RNPI/ CE - Fotos: Insituto da Infância (Ifan)


Parceria institucional