Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Piauí promove nesta quarta (29) seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

27/06/2016 Undime

Piauí promove nesta quarta (29) seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

O seminário estadual do Piauí sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será realizado nesta quarta (29) e quinta-feira (30), das 8 horas às 18 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Teresina (PI). O evento tem como proposta discutir a segunda versão do documento preliminar, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em maio deste ano.

O seminário foi convocado por meio de chamada pública e a lista dos participantes selecionados está disponível no portal da Secretaria de Educação do Estado. Clique aqui para acessá-la. Participam do evento professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes públicas e privadas, estudantes do Ensino Médio; representantes da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Conselho Estadual/Municipal de Educação; profissionais da educação que não são do magistério; Secretaria Municipal de Educação/ Comissão da BNCC; entidades vinculadas à educação; Fóruns Municipais e Estaduais de Educação e Fóruns de Formação de Professores.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado, a Comissão Estadual da Base Nacional Comum iniciou os trabalhos relacionados ao documento em novembro de 2015 e procurou conscientizar a população sobre a importância do diálogo com a consulta pública que visava receber contribuições de indivíduos, instituições e escolas para o texto da Base Nacional Comum Curricular. Ao todo, a primeira versão da Base recebeu mais de 12 milhões de contribuições.

Confira a programação do seminário:

1° Dia (29/06/2016)

8h - Credenciamento
8h30 -Abertura
9h - Palestra: A importância da Consulta Pública e Balanço Geral das Contribuições do Portal (Representante do MEC e Prof. Esp. Raimundo Araújo Costa Sobrinho - Seduc/BNCC)
10h20 - Palestra: Direitos de Aprendizagem na Educação Básica (Prof. Dr. Antonio José Gomes - UFPI / Coordenador do PFNEM)
11h - Vídeo explicativo sobre a metodologia da análise crítica da BNCC
11h30 - Orientação geral para o trabalho
12h - Intervalo para o almoço
14h - Palestra: O papel do Conselho Estadual de Educação na garantia dos Direitos à Aprendizagem (Representante do CEE)
14h40 - Apresentação dos dados do relatório gerencial pelos coordenadores de cada GT
15h30 - Discussão e contribuição específica sobre cada componente curricular e etapa
17h - Sistematização e contribuição pelo GT e definição da apresentação para plenária
18h - Informes gerais e encerramento das atividades do dia

2° Dia (30/06/2016)

8h - Sistematização das proposições
11h30 - Entrega do Registro à Coordenação Geral
12h - Intervalo para o almoço
14h - Plenária Final com apresentação das contribuições
17h - Encaminhamentos para produção do relatório final do estado
18h - Encerramento

Para saber sobre os seminários que debaterão a BNCC nos outros estados clique aqui.

Fonte: Undime com informações da Seduc/ PI


Parceria institucional