Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime RS debate os desafios da educação nos municípios

Todas as notícias Categorias

27/03/2018 Undime

Undime RS debate os desafios da educação nos municípios

 

A Undime Rio Grande do Sul reuniu cerca de 800 pessoas nesta segunda (26) e terça-feira (27), em Porto Alegre (RS), no auditório da Universidade Federal (UFRGS), para debater os "Desafios da educação nos municípios: estratégias de aprendizagem, financiamento e gestão compartilhada". Essa é a 29ª edição do Fórum Estadual da seccional que contou com a participação de dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias, profissionais da área e convidados.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, esteve presente no Fórum, prestigiando mais uma vez a Undime do RS. Alessio participou da mesa de abertura junto ao presidente da seccional e dirigente de Rio Grande (RS), André Lemes; o representante do governador, o secretário estadual de educação, Ronald Krumennauer; o diretor de Programa do Ministério da Educação (MEC), Ektor Passini; Carlos Eduardo Moreno, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Marcos Vinicius Basso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o dirigente de Educação de Porto Alegre, Adriano de Brito; o representante do Tribunal de Contas do Estado, Léo Richter; a promotora regional de educação do Vale dos Sinos, Luciana Casarotto; a professora Márcia Adriana de Carvalho, do Conselho Estadual de Educação; e o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Fabiane Bitelo.

Ao discursar para o auditório lotado, o presidente da Undime falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre o cenário da educação no país. Sobre esse último ponto, Alessio ressaltou que, mesmo em um cenário de crise e escassez de recursos, é fundamental estarmos atentos e resguardar a educação infantil, principalmente a creche (0 a 3 anos). "Essa etapa da educação básica é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e olhar com atenção para ela é essencial para garantirmos o sucesso nas demais etapas", diz ele ao emendar que a creche foi uma grande conquista desde 1996, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), quando ela saiu da assistência social e veio se incorporar ao sistema de ensino. "A gente não pode, em nome da falta de recursos, deixar de priorizar a oferta dessa etapa da educação infantil", enfatizou.

Em relação à BNCC, Alessio destacou que a homologação do documento foi uma importante conquista para o povo brasileiro. “Essa foi uma demanda que emergiu das Conaes [Conferência Nacional de Educação] e hoje é uma realidade. A Base não é de um partido político, de um governo. Ela é um patrimônio do estado brasileiro, uma possibilidade de garantia do Direito de Aprendizagem a toda criança brasileira. Alessio aproveitou ainda para lembrar que “a BNCC está sendo o maior exercício de regime de colaboração efetivo entre os três entes federados representados pelo MEC, Consed e Undime”.

Na pauta do Fórum, foram abordados assuntos como: programas da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os municípios; usos e dados do Censo Escolar para a implementação de políticas e programas; Fundeb; Mais Alfabetização; e a Base Nacional Comum Curricular.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime RS


Parceria institucional