Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da apresentação dos trabalhos de elaboração da Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

27/01/2017 Undime

Undime participa da apresentação dos trabalhos de elaboração da Base Nacional Comum Curricular

Terceira versão da BNCC deverá ser entregue ao CNE em março

Nesta quinta-feira (26) a Undime participou do evento de apresentação dos trabalhos de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estavam presentes presidentes estaduais da Undime e representantes das seccionais de todos os estados da federação. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, participou da mesa de abertura junto a representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Movimento pela Base e do movimento Todos pela Educação.

Na ocasião, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a característica democrática da iniciativa e a continuidade, sem rupturas, no processo de construção, a despeito das mudanças no âmbito político. “A base curricular não nos pertence, não pertence à equipe do Ministério da Educação atual. Ela tem de ser algo que verdadeiramente expresse a pluralidade da sociedade brasileira”, disse.

Durante o evento, a equipe do comitê gestor da BNCC no Ministério da Educação apresentou a terceira versão do documento, ainda em elaboração. A ideia é que até o dia 15 de fevereiro o comitê entregue ao MEC a terceira versão da Base e até a primeira semana de março esse documento já esteja no Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir de então, serão realizadas cinco audiências públicas, uma em cada região do país para debater o assunto.

Na oportunidade, o presidente do CNE, Eduardo Deschamps, assumiu o compromisso do Conselho Nacional de Educação de que, ao receber a terceira versão da Base, a intenção é "fazer um bom debate, maduro e adequado, dentro do Conselho para que, se tudo correr bem, ainda esse ano nós possamos ter a Base Nacional Comum Curricular definida, aprovada por resolução e homologada".

Para o presidente da Undime, o desejo de cada professor que está na sala de aula é que, de fato, tenha-se um documento que seja objetivo, claro e capaz de iluminar a ação docente no dia a dia da sala de aula. “E é por entender essa necessidade de compartilhar esse desejo e também por entender que a Base é uma forma de garantia do direito à aprendizagem de toda e qualquer criança brasileira, que a Undime desde o início encampou essa luta", lembrou Alessio.

À tarde, os participantes do evento puderam conhecer alguns detalhes de como está a terceira versão do documento que ainda receberá ajustes. Na avaliação da presidenta da Undime Região Centro-Oeste, Virginia Maria Pereira de Melo, a terceira versão apresenta avanços. "Nós não recebemos a versão para ler, mas pelo que fomos apresentados, eu achei que houve uma evolução importante. Nós teremos de ter ainda um tempo de estudo e avaliação para realmente ver se o que foi colocado é aquilo que a Undime e o Consed juntos analisaram em todo o país".

A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014) e representa um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas das redes públicas e privadas de ensino. Além disso, ela definirá os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo país.

A primeira versão da Base foi divulgada pelo Ministério da Educação em setembro de 2015. Desde então o documento passou por consulta pública e foi amplamente discutido em todos os estados da federação por meios de seminários realizados pela Undime e o Consed.

Confira a apresentação da secretária Maria Helena Guimarães de Castro, sobre o processo de elaboração e conceitos: https://goo.gl/68ETyS 

Confira a apresentação da professora Ghisleine Trigo Silveira, sobre os fundamentos pedagógicos, estrutura e mudanças: https://goo.gl/KhL6Nz 

Confira mais fotos:

Fonte/ Fotos: Undime

(Atualizada em 31/01/2017, às 9h59)


Parceria institucional