Você está aqui: Página Inicial > Notícia > MEC adota material elaborado pela Undime/ GO como referência no processo de orientação e mobilização sobre a BNCC

Todas as notícias Categorias

26/11/2015 Undime

MEC adota material elaborado pela Undime/ GO como referência no processo de orientação e mobilização sobre a BNCC

 

O dia 2 de dezembro será o Dia da Base Nacional Comum Curricular. A proposta é intensificar, a partir do dia 2 até o dia 15/12, a discussão e mobilização das escolas em todo o país com referência ao documento preliminar da Base. Pensando em contribuir, inicialmente com os municípios do estado, a Undime Goiás elaborou um tutorial com informações básicas sobre o portal da Base, como ele deve ser utilizado, como contribuir com o documento, entre outros aspectos.

O que a equipe da Undime Goiás não esperava era que a ação fosse repercutir em nível nacional. Isso porque o Ministério da Educação resolveu adotar o kit de mobilização elaborado pela seccional. O material está disponível na página oficial da Base Nacional Comum Curricular, a partir da tarde desta quarta-feira (25). "Ficamos muito felizes com a repercussão! Estamos empenhados e trabalhando bastante para fazer da melhor maneira a discussão do documento preliminar da Base", afirmou a presidenta da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Anápolis (GO), Virginia Melo.

O kit é composto pelos seguintes materiais: "Tutorial Conhecendo a Proposta da Base Nacional Comum Curricular" e o "Vídeo - Apresentação do portal da BNCC", resultado de uma parceria entre a Undime Goiás, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás e o Instituto Federal Goiano.

A responsável pela elaboração do material foi a coordenadora de projetos educacionais da Undime/ GO e mestre em políticas públicas de formação de professores, Luciana Carniello. "A ideia era propor um material fácil de ser compreendido e didático, para que aqueles que nunca acessaram o portal da Base entendessem o funcionamento da dinâmica e interagissem com o portal". Ela comenta ainda que o reconhecimento do MEC foi uma surpresa: "Nós tínhamos a noção de que o trabalho havia ficado bem feito e de que iria ser muito útil para os interessados poderem contribuir com a discussão, mas não esperávamos o reconhecimento do MEC. Estamos muito felizes!", comemorou.

O kit está disponível no portal da Base.

Sobre a mobilização

De 2 a 15 de dezembro, será intensificada a mobilização nas escolas em todo o país para a discussão do documento preliminar. A expectativa é de que cada unidade escolar reúna professores e alunos, profissionais da educação e comunidade, para dar início à avaliação e à discussão do texto preliminar e, de forma coletiva, sistematizar as contribuições da escola para a construção da Base Nacional Comum Curricular.

Em 15 de dezembro, terá início a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates da Base Nacional Comum. O portal continuará recebendo contribuições depois dessa data, mas o MEC ressalta a importância de que até 15 de dezembro sejam realizadas reuniões e as primeiras sugestões sejam encaminhadas.

Autor: Undime


Parceria institucional