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26/09/2016 Undime

Professor deve estar pronto para lidar com administração e políticas públicas

(Foto: Bruno Santos/Folhapress)

O gestor escolar é um educador, um administrador e o líder da equipe interdisciplinar que trabalha pelo aprendizado do aluno. Segundo especialistas, no entanto, falta tempo, prática e proximidade com a realidade escolar na formação docente. É preciso mais para preparar um profissional múltiplo como esse.

"Muitos professores chegam inseguros à escola, sem saber o que um gestor faz. A carga horária é insuficiente para discutir todos os assuntos", afirma Alessio Costa, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Uma resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação), de julho de 2015, estabeleceu que as licenciaturas de qualquer área, além dos cursos de pedagogia, precisam tratar de tópicos de gestão educacional.

De acordo com Costa, conhecimentos de administração aplicados à gestão escolar, relações interpessoais e políticas públicas precisam estar sólidos para que o gestor resolva problemas nessas áreas de maneira mais eficiente e priorize o ensino.

"Professores de todas as disciplinas devem ter noções da administração de uma escola. Mesmo que não se tornem diretores, ele irão participar da gestão", diz Cesar Callegari, sociólogo e diretor da Faculdade Sesi de Educação, que inicia suas atividades em 2017, em São Paulo.

Maria Cecilia Amendola da Motta, professora de ensino básico e vice-presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), concorda e acrescenta que a capacitação em tecnologia é importante para uma administração mais eficaz.

"Com ferramentas tecnológicas, o gestor consegue otimizar o trabalho do meio, como documentação escolar, compras, grades de horário e matrículas, para focar no fim, que é o aprendizado do estudante", afirma ela.

"Oferecer uma boa formação é possível com o currículo integrado", avalia Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de pedagogia do Instituto Singularidades.

No curso de pedagogia que o instituto oferece, as disciplinas de didática e cultura estão na grade curricular combinadas com matérias de políticas públicas, gestão e planejamento escolar.

"Gestor e professor trabalham para o sucesso do aluno. Algumas habilidades são úteis para a sala de aula e também para exercer cargos de gestão", diz Barelli.

As duas atividades são indissociáveis, diz Motta, do Consed: "O docente é um gestor dentro da sala de aula. Se o gestor não vivenciou essa experiência, não tem como cumprir seu papel".

(Foto: Bruno Santos/Folhapress)

PRATICAR

"Gestores lidam com questões conflitantes e fazem intermediação entre políticas públicas e a escola", diz Maria Cecília Luiz, professora do departamento de educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Ela defende maior articulação entre teoria e prática nos cursos de formação inicial, para ajudar a compreensão dos problemas da escola.

Alessio Costa, da Undime, lembra que a realidade da escola é dinâmica, com mudanças rápidas. "Quanto maior o diálogo entre escola e universidade, melhor será a formação, porque as discussões sobre as dificuldades da educação saem da dimensão estritamente teórica e chegam até a sala de aula", diz.

Fonte: Folha de S. Paulo

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