Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escuta sobre qualidade: com a voz, os estudantes

Todas as notícias Categorias

26/08/2016 Undime

Escuta sobre qualidade: com a voz, os estudantes

Campanha Nacional pelo Direito à Educação promove seminário sobre qualidade na educação pública com secundaristas em ocupação: 13 estudantes dos movimentos de ocupações das escolas de CE, ES, GO,RJ, RS, SP, a convite da Campanha, participaram do Seminário “O lugar e a voz da escola nas discussões sobre qualidade da educação no cenário atual” e puderam levar suas reivindicações ao Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados).

Qual escola?

Durante dois dias, a rede da Campanha ouviu os estudantes sobre por qual escola e por qual qualidade (infraestrutura, currículo, gestão e participação) lutam, sobre o que de novo emergiu durante as ocupações dentro e fora das escolas, além de refletir sobre o lugar e a voz da escola no contexto de implementação do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei 13.005/14. A violência policial e a luta contra privatização e pela igualdade de gênero foram pontos de destaque da exposição dos estudantes.

Construção colaborativa

A Campanha, por meio de uma abordagem da educomunicação, convidou os estudantes a contribuírem de forma participativa não só na elaboração da metodologia do seminário, mas também para a finalização deste relatório. Após o evento, foi realizado um hangout (reunião virtual) para a discussão do que aqui seria destacado e sobre o que foi mais marcante neste processo de escuta para alguns dos estudantes. Esta atividade foi uma iniciativa realizada a fim de valorizar as experiências individuais de luta dos estudantes convidados, não representando a voz de todo o movimento – grandioso, diverso e plural em todo o Brasil. Este documento será base fundamental para os próximos passos de luta da Campanha. Toda discussão sobre currículo, gestão e avaliação será pautada pela voz dos estudantes.

Clique aqui para abrir o documento e fazer download

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

http://goo.gl/m1rIz3


Parceria institucional